Lyon volta surpreender, White entra com o pé direito

Aproveitando as derrotas do Stade Français e o RC Toulon, o Clermont reassumiu a liderança do Top 14

Foto
DR

Á semelhança do que tem acontecido desde o início da temporada, a jornada 15 do Top 14 serviu para baralhar tudo e os quatro primeiros classificados estão agora apenas separados por quatro pontos. O treinador sul-africano Jack White estreou-se em grande ao derrotar o campeão francês e europeu.

A jornada começou com mais um resultado surpreendente: o Lyon, que já tinha derrotado o Clermont na semana passada, recebeu e venceu o líder, Stade Français, por 12-9. O ponto de viragem da partida foi, sem dúvida, a expulsão por agressão de Morné Steyn, aos 33 minutos, que permitiu ao Lyon dar a volta ao marcador e recuperar os seis pontos que tinha em atraso – o fijiano Ratuvou foi decisivo ao marcar dois ensaios. Com este triunfo, a equipa campeã da Pro D2 da época passada distancia-se dos lugares de despromoção, enquanto o Stade Français, apesar de ter somado o bónus defensivo, acabaria por ser apanhado no topo da classificação.

O Racing Metro, a outra equipa de Paris, recebeu e venceu o Bordeaux Bègles por 12-8, num jogo disputado com condições climatéricas complicadas. Para os visitantes será um desaire difícil de digerir, considerando que estiveram a maior parte do jogo em vantagem. Porém, a defesa coesa e lutadora do Racing e uma penalidade que embateu no poste no último minuto, ditaram a derrota dos forasteiros. A equipa da casa, que na jornada passada tinha deitado tudo a perder nos instantes finais, ao tentar ganhar o jogo em vez de procurar o ponto de bónus, desta vez soube jogar com calma venceu com quatro penalidades de Machenaud.

Foto

No duelo que opôs o Brive e o Bayonne, duas equipas a lutar pela fuga à despromoção, só se viu um homem: Gaëtan Germain. O defesa do Brive, de 24 anos, marcou todos os pontos da sua equipa (um ensaio, uma transformação e seis penalidades) e garantiu a importante vitória ao seu conjunto, por 25-9, que permite esquecer a derrota pesada da semana passada em Bordéus.

Num encontro de equipas que também tentam fugir aos últimos lugares, o Castres recebeu e venceu o La Rochelle, por 30-15. Sem alcançar o ponto bónus, a equipa de Tales e Grosso nunca foi incomodada pelo seu adversário e conseguiu com esta vitória abandonar o último lugar.

O Grenoble venceu em casa o derby dos Alpes, contra a sempre difícil equipa de Oyonnax. Vindos de duas derrotas consecutivas, os anfitriões marcaram quatro ensaios e apresentaram um râguebi completo, com um pack avançado dominador, uma equipa fortíssima no contacto, um abertura sereno e três-quartos atrevidos.

Na estreia do treinador sul-africano e campeão do mundo Jack White, o Montpellier deu a melhor resposta às críticas e venceu o RC Toulon, por 16-12. Mesmo sem terem realizado uma partida brilhante, a equipa da casa foi a mais lutadora e mostrou maior espírito de sacrifício. O RC Toulon sofreu a segunda derrota consecutiva, feito que não acontecia há mais de um ano.

Na última partida da ronda, o Clermont recebeu o Toulouse e tinha a possibilidade de regressar ao primeiro lugar isolado no caso de vitória com bónus ofensivo. E os “Jaunards” não deram muitas hipóteses aos visitantes. O Clermont apresentou-se num nível muito acima do seu adversário e dominando por completo as fases estáticas, nunca se sentiu ameaçado e venceu, por 24-6, falhando porém o bónus. Como prova da sua superioridade, fica a imagem de uma mêlée do Toulouse a ser arrastada cerca de 20 metros pelo pack da casa, impondo o seu domínio mental e físico por completo.

Sugerir correcção
Comentar