Apesar da crise, "quem se lixou não foi o mexilhão", garante Passos

Foto
Passos Coelho, presidente do PSD, andará menos na estrada do que outros dirigentes Fernando Veludo/NFactos

O primeiro-ministro considerou esta sexta-feira que o Governo conseguiu que "quem tinha mais" tenha contribuído mais para o esforço de superação da crise, permitindo contrariar o adágio de "quem se lixa é o mexilhão".

 "Ao contrário do que era o jargão popular de que quem se lixa é o mexilhão, de que são sempre os mesmos (...), desta vez todos contribuíram e contribuiu mais quem tinha mais, disso não há dívida", afirmou Pedro Passos Coelho, em Braga, no encerramento de um seminário sobre Economia Social, organizados pela União de Misericórdias de Portugal.

O líder do Governo salientou ainda o papel das instituições de solidariedade social como "catalisadoras" da mudança de atitude dos portugueses perante as adversidades, apontando que se estão a "desenvolver" as condições para "ajudar" quem tem boas ideias, mas que "boas ideias e atitude positiva não se decretam".

Segundo Passos Coelho, "a crise económica não agravou as desigualdades, houve até uma tendência para corrigir algumas delas", até porque, disse, "muitas pessoas tiveram uma contribuição para resolver a crise que, provavelmente, nunca pensaram que seriam chamados a ter".

No entanto, realçou, na nossa sociedade as desigualdades "são muito grandes". "Não apenas a riqueza está mal distribuída, como as oportunidades também estão mal distribuídas", afirmou, considerando que é na mudança deste paradigma que as instituições de solidariedade social assumem especial importância.

"Os senhores [Misericórdias e restantes IPSS] têm possibilidade de serem um catalisador muito importante na atitude que os portugueses podem tomar sobre a realidade de hoje e do futuro. Sabemos como a atitude que temos pode ser a diferença entre ficar numa situação de dependência e assistência ou poder aumentar as nossas possibilidades de futuro", apontou.

O líder do Governo de coligação PSD/CDS-PP disse ainda estar "convencido" de estar "desenvolver as condições para ajudar aqueles que tem boas ideias" salientando que não pode ser o Governo a fazer tudo. "Boas ideias e atitude positiva não se decretam", disse.

À espera de Pedro Passos Coelho estavam cerca de 30 manifestantes afectos à CGTP-IN que exigiram a demissão do Governo e protestaram contra o "despedimento em massa" na Segurança Social.

Sugerir correcção
Ler 23 comentários