Eixo Atlântico aponta para risco de novo atraso na modernização da Linha do Minho

Concursos para as primeiras empreitadas já deveriam ter sido lançadas no início deste mês. Autarcas escreveram ao secretário de Estado dos Transportes.

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Com a modernização da Linha do Minho, a viagem entre Porto e Vigo demorará hora e meia Nelson Garrido

A organização transfronteiriça Eixo Atlântico anunciou hoje ter enviado uma carta ao Governo português a pedir um "ponto de situação" do projeto de modernização da linha do Minho e da "calendarização" concreta dos investimentos anunciados para aquela ferrovia.

Na carta enviada à Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, a que a Lusa teve acesso, responsáveis da entidade que congrega as 34 maiores cidades da euro-região Norte de Portugal-Galiza afirmam não tiveram "notícia da abertura de nenhum concurso" até 1 de Dezembro. O facto, assinalam, "poria em questão a calendarização prevista, assim como os compromissos de Portugal com o Governo de Espanha".

"Na sequência do compromisso que nos transmitiu o primeiro-ministro depois de uma reunião no Palácio de São Bento, assim como dos acordos entre o Governo de Portugal e o de Espanha, fixou-se 2017 como objectivo para que o troço português na Linha do Minho estivesse eletrificado e com sinalização adequada para permitir que o Alfa Pendular fosse até Vigo [Espanha]", frisa o documento, assinado pelo vice-presidente e pelo presidente da assembleia-geral do Eixo, Ricardo Rio e José Maria Costa, respectivamente.

Os também presidentes das câmaras de Braga e Viana do Castelo dizem ter recebido informação "de que a obra seria dividida em quatro empreitadas e que estariam todas licitadas e adjudicadas até finais de 2014 para começar em 2015 o troço Nine (Braga) e Viana do Castelo, em primeiro lugar e, depois, Viana do Castelo- Fronteira (Espanha)"."Esta informação foi também confirmada e transmitida oficialmente ao presidente da Junta da Galiza (Espanha), pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) ", sublinham.

Em Agosto passado, o Governo autorizou a Rede Ferroviária Nacional (Refer) a investir até dois milhões de euros em estudos e projectos com vista à modernização da linha do Minho a concluir até 2017, como consta da portaria 6992014, de 25 de agosto, publicada em Diário da República. No diploma, a ministra de Estado e das Finanças, assinado por Maria Luís Albuquerque, explica-se que o custo total desta fase ronda os dois milhões de euros, sendo a execução financeira repartida plurianualmente até 2017.

Em Julho passado, o presidente da CP, Manuel Queiró, afirmou que a electrificação da linha do Minho, entre Valença e Nine, deverá arrancar em 2017, para estar concluída em 2019. Na ocasião, sublinhou que a intervenção consta do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI) e é considerada, "uma obra prioritária".

Actualmente o tempo da viagem entre Porto e Vigo é de cerca de duas horas e 15 minutos, com paragens em Valença e Viana do Castelo e Nine. O investimento permitirá reduzir o tempo da mesma viagem para 90 minutos.

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