Easy2Rec: cria vídeos para apresentações em poucos cliques

O Easy2Rec, um programa desenvolvido por um estudante e um professor do ISEP, é um "software" de captura de vídeo que permite criar apresentações profissionais

Easy2Rec apresenta-se como um "software" inovador que, tal como o nome indica, permite, de forma simples e intuitiva, a captura simultânea de vídeos, imagens, tabelas, "powerpoints", documentos escritos e áudio, para que o utilizador possa combinar estes vários elementos numa única peça multimédia.

O objectivo é minimizar os custos de produção, o tempo e as necessidades técnicas que a criação deste tipo de produtos tende a acarretar, especialmente para aqueles que têm pouca experiência e poucos recursos.

Pautando-se pela simplicidade de utilização, apresentação clara, facilidade de aprendizagem e dispensando "hardware" extra que, não raras vezes, é demasiado dispendioso e requer algum conhecimento técnico, os utilizadores só precisam de fazer uso dos computadores pessoais e dos ficheiros que lhes interessam para, com apenas alguns cliques, produzirem peças multimédia com qualidade profissional. O Easy2Rec permite também a integração directa do vídeo da "webcam" e som do microfone.

O programa é o primeiro produto da primeira empresa "start-up" nascida no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a Edugraal. O "software" foi desenvolvido por Diogo Palhais, licenciado no ISEP e estudante do mestrado de Multimédia e Sistemas Gráficos de Engenharia Informática na mesma instituição, bem como por António Castro, professor de mestrado naquele lugar. O Easy2Rec foi criado com o propósito inicial de servir de ferramenta de apoio às aulas e ao estudo, permitindo, desta forma, a união num só ficheiro das explicações dadas pelos professores e dos materiais que estes utilizavam.

Diogo Palhais não tardou a aperceber-se da utilidade do produto para um mercado mais abrangente que exige, cada vez mais, um elevado nível de profissionalismo na apresentação de conteúdos. Agora, o estudante quer ver o projecto chegar a um maior e mais diversificado número de utilizadores, desde estudantes a empresas — "Easy2Rec for Everyone".

O Easy2Rec, apresentado esta terça-feira, 25 de Novembro, às 17h00, no ISEP, encontra-se disponível aqui, numa versão gratuita ou paga, mediante um registo no site.