All Blacks e Wallabies in, Springboks out

A França ultrapassou as Fiji sem problemas, a Argentina tropeçou em Edimburgo, Rússia e Roménia perderam em casa

O primeiro sábado preenchido com os tradicionais jogos-teste do mês de Novembro terminou com 2-1 para o Hemisfério Sul nos duelos de maior cartaz. Embora com dificuldades, os All Blacks e os Wallabies venceram em Inglaterra e no País de Gales, respectivamente, mas os Springboks caíram de forma clara na Irlanda.

Em Twickenham, o filme do segundo jogo da digressão da Nova Zelândia ao Hemisfério Norte (há uma semana ganharam nos Estados Unidos) não fugiu ao tradicional guião dos confrontos entre ingleses e neozelandês: intenso, equilibrado e emotivo.

O jogo começou com mais Inglaterra e logo aos 4’ o ponta Jonny May fez o primeiro ensaio para o “XV da Rosa”. No entanto, perto do quarto de hora, Aaron Cruden empatou (5-5), num ensaio onde ficaram dúvidas se o abertura fez o toque de meta. Até ao intervalo, três penalidades para Owen Farrel e duas para Cruden colocaram os britânicos a vencer, por 14-11.

Foto

Na segunda parte houve muito mais Nova Zelândia. Os All Blacks entraram com outra atitude e com justiça colocaram-se a vencer por 24-14 a 10 minutos do fim (ensaios de Richie McCaw e Faumuina). Um ensaio-penalidade para os ingleses, no último minuto, fixou o resultado em 24-21.

Foto

No Millenium Stadium, em Cardiff, o País de Gales deixou fugir a vitória nos últimos minutos. Ao intervalo, galeses e Wallabies empatavam a 21 pontos (Rhys Webb, Alex Cuthbert e Wyn Jones marcaram os ensaios para os da casa; Israel Folau, por duas vezes, e Kuridrani para os forasteiros), mas um ensaio-penalidade colocou os britânicos a vencer aos 65’: 28-27. Todavia, nos últimos sete minutos Bernard Foley deu a vitória à Austrália por 33-28 com um pontapé de ressalto (73’) e uma penalidade (78’).

Foto

Em Dublin, assistiu-se a uma vitória sem espinhas da Irlanda contra uma frágil África do Sul. Após um 9-6 ao intervalo, um ensaio de Ruddock para os irlandeses e outro de Marcell Coetzee para os sul-africanos manteve o equilíbrio, mas depois os europeus dispararam no marcador e chagaram aos 19 pontos de diferença (29-10). Na última jogada, um ensaio de JP Pietersen atenuou um pouco o desaire dos Springboks (15-29).

A França, em Marselha, demorou poucos segundos a marcar o primeiro ensaio (Teddy Thomas), mas apenas na segunda parte convenceu e construiu uma vitória clara sobre as Fiji, por 40-15 – mais dois ensaios de Thomas, e um de Fofana e Pascal Papé.

A Argentina, que vinha de um moralizante vitória contra a Austrália, perdeu em Edimburgo, com a Escócia. Os Pumas chegaram a estar a perder por 34-10, mas reduziram a desvantagem na parte final para 41-31. Destaque ainda para as derrotas da Geórgia e da Roménia em casa. Os rivais de Portugal no Torneio Europeu das Nações foram batidos por Tonga (9-23) e pelos Estados Unidos (17-27), respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar