DR
Foto
DR

McNamara vai ter nova prancha com cortiça portuguesa

Está a ser desenvolvida uma nova prancha de surf sustentável com cortiça portuguesa para Garrett McNamara

Garrett McNamara agora vai enfrentar as ondas gigantes da Nazaré com pranchas feitas de cortiça portuguesa. A Mercedes-Benz Portugal em parceria com a Corticeira Amorim decidiram desenvolver uma nova prancha de surf, totalmente em cortiça portuguesa, para o surfista. Será também desenvolvida outra prancha que será feita a partir da espuma usada nas asas dos aviões, um material que o surfista trouxe da Califórnia.

Este projecto é português e vai contar com o apoio da Polen Surfboards, uma empresa portuguesa que vai dar forma a estas duas novas pranchas, que vão ser utilizadas por McNamara nas ondas da Nazaré.

De acordo com a Mercedes-Benz Portugal, o objectivo é conceber uma prancha com um material originário desta área, isto é a cortiça, porque tem comprovado a sua eficácia, resistência e durabilidade nos mais diversificados projectos a nível mundial. “Procuramos encontrar novas tecnologias, materiais e recursos para criar a melhor prancha para as ondas da Nazaré”, conta Jorge Aguiar, director de marketing da Mercedes-Benz, ao P3.

PÚBLICO -
Foto
Tudo começa com inovação e vai-se desenrolando até à cortiça portuguesa, um recurso 100% natural DR

Tudo começa com inovação e vai-se desenrolando até à cortiça portuguesa, um recurso 100% natural e o material mais eficiente na absorção de energia, que vai dar origem a uma prancha flexível, resistente e ecológica.

PÚBLICO -
Foto
uma nova prancha de surf, flexível, resistente e ecológica feita 100% com cortiça portuguesa DR

A par desta prancha uma outra vai ser desenvolvida a partir de espuma usada na indústria aeroespacial, esta resulta de uma tecnologia que permite o fabrico de uma prancha sem stringer – longarina que normalmente se encontra no interior das pranchas para efeitos de robustez e flexibilidade- permitindo da mesma forma manter a flexibilidade sem a perda de força.

Estas pranchas estão a ser criadas no âmbito do projecto MBoard, que teve início em 2013. O “MBoard Project” foi fundado por Garrett McNamara em parceria com a Mercedes-Benz, a BBDO Portugal e a Nazaré Qualifica. Segundo Jorge Aguiar, o projecto surgiu da necessidade de criar pranchas mais rápidas, com diferentes níveis de rigidez, flexibilidade e distribuição de pesos.

O MBoard é desenvolvido e executado em Portugal e recorre à tecnologia do grupo Daimler para encontrar os materiais mais adequados, a aerodinâmica certa e a correcta distribuição de pesos numa prancha de surf. O projecto culminou com a produção de três exemplares da prancha apelidada “The Silver Arrow of the Seas”, em homenagem aos lendários automóveis de corrida da Mercedez-Benz.

Com as pranchas desenhadas pela Mercedes-Benz Garrett McNamara surfou, em 2013, as ondas gigantes da Nazaré a 62,4 km/hora, um feito tecnológico medido com um sistema de telemetria desenvolvido pela Mercedes-Benz, no âmbito do "MBoard Project".

O surfista utiliza veículos Mercedes-Benz para percorrer as ondas lusitanas, tal como os utiliza em terra desde o seu primeiro dia em Portugal.