A vingança de Rusescu anulou o bom jogo do Rio Ave

Clube vila-condense foi derrotado pelo Steaua Bucareste, na Roménia, e continua sem qualquer ponto na Liga Europa.

Foto
Rusescu inaugura o marcador na Arena Nacional de Bucareste Daniel Mihailescu/AFP

O Rio Ave conseguiu finalmente marcar na fase de grupos da Liga Europa e fez a sua exibição mais consistente nesta etapa da prova, mas o desfecho acabou por ser o mesmo dos dois jogos anteriores. A derrota por 2-1 com o Steaua Bucareste, na Roménia, aconteceu por acção de um homem com passado no futebol português, Raul Rusescu, autor dos dois golos da equipa da casa.

Com três rondas concluídas e outras tantar por jogar, a equipa de Pedro Martins continua com zero pontos e tem uma montanha para ultrapassar na perspectiva do apuramento, uma vez que todos os outros concorrentes têm já seis pontos.

Rusescu jogou no Sporting de Braga na época passada e assistiu em campo à eliminação do clube bracarense nas meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga perante o Rio Ave. Por isso, manifestou o desejo de obter algum tipo de vingança sobre os vila-condenses para este jogo. Conseguiu-a aos 17’ e 45’.

PÚBLICO -
Foto

O Rio Ave jogou olhos nos olhos com o campeão romeno, mas a maior eficácia dos jogadores adversários justificou a diferença de dois golos ao intervalo. A equipa de Pedro Martins reduziu logo no arranque da segunda parte (48’), mas não conseguiu completar a reacção.

Os dois clubes entraram com a baliza no pensamento, mas foram os locais a inaugurar o marcador, no primeiro lance de verdadeiro perigo do jogo. Rusescu antecipou-se a Prince e fez de cabeça o 1-0, após um centro da esquerda do lateral-esquerdo Latovlevici. No início da jogada, contudo, é discutível a posição de Keseru, que está em fora-de-jogo e "leva" consigo um defesa vila-condense.

Diego Lopes (21’) e Ukra (35’) tiveram oportunidade para empatar, mas foi Rusescu que voltou a festejar, através de um bom remate de fora da área.

O venezuelano Yonathan Del Valle, que já tinha marcado ao Coimbrões para a Taça, fez o 2-1, também com um grande pontapé de longe. Aos 58’, o mesmo jogador perdeu tempo e o empate, mas o Steaua também teve oportunidades para aumentar, a mais clara no último lance do encontro, quando o suplente Stanciu acertou nos dois postes da baliza de Cássio.