Designer portuguesa Lara Torres integra exposição em Roterdão

"The Future of Fashion is Now", inaugurada dia 11 de Outubro em Roterdão, mostra "visões inovadoras" de mais de 50 designers de moda de todo mundo, incluindo Viktor & Rolf

Foto
DR

A portuguesa Lara Torres integra a exposição "The Future of Fashion is Now", que é inaugurada no sábado, dia 11 de Outubro, em Roterdão, na Holanda, e na qual participam também criadores como Martin Margiela, Hussein Chalayan e Viktor & Rolf.

"The Future of Fashion is Now" ("O Futuro da Moda é Agora") mostra "visões inovadoras" de mais de 50 designers de moda de todo mundo, incluindo os holandeses Viktor & Rolf, e o cipriota Hussein Chalayan, a japonesa Rei Kawakubo (da Comme des Garçons) e o belga Martin Margiela, refere o texto de apresentação da exposição.

Lara Torres, actualmente aluna de doutoramento na University of the Arts, em Londres, Inglaterra, é a única portuguesa na lista de participantes da mostra, que estará patente no Museu Boijmans van Beuningen até 18 de Janeiro de 2015.

Para Roterdão, a portuguesa leva "An impossible wardrobe for the invisible" ("Um guarda-roupa impossível para o invisível"), projecto de mestrado que recebeu, em novembro de 2011, o prémio para melhor Design nos Fashioning the Future Awards (Prémios Moldar o Futuro) do Center for Sustainable Fashion de Londres e foi apresentado na ModaLisboa em Março do mesmo ano.

Este é um projecto "de pesquisa baseado numa abordagem experimental", no qual "cada peça é única e não poderá ser repetida, sendo o resultado sempre diferente a cada vez que são interpretadas", pode ler-se no texto de apresentação disponível no site da ModaLisboa. Em "An impossible wardrobe for the invisible", Lara Torres apresenta gravações de sete performances, numa projeção vídeo.

Os vídeos "têm por base a criação de peças de vestuário temporárias, que foram produzidas com o objectivo de ser destruídas". Lara Torres, formada em Design de Moda pelo Citex, no Porto, venceu em 2003 o concurso Sangue Novo da ModaLisboa, dedicado aos novos talentos, que lhe deu a oportunidade de estagiar com o designer britânico Alexander McQueen.

Em 2005 integrou a plataforma LAB da ModaLisboa, onde, até 2011, apresentou colecções de moda na forma de instalações e performances. Além de designer de moda, é professora. Actualmente colabora como professora convidada no mestrado em Fashion Design na University of Creative Arts de Rochester, no Reino Unido.

Sugerir correcção
Comentar