Fracasso do par McIlroy/Garcia não trava Europa

No final do primeiro dia da 40.ª Ryder Cup, na Escócia, a equipa anfitriã tem vantagem de dois pontos sobre os EUA.

Foto
McIlroy confortado pelo capitão Paul McGinley Foto: Adrian Dennis(AFP

Paul McGinley tinha dito que se que alguém conseguisse derrotar o par composto por Rory McIlroy e Sergio Garcia merecia vencer a Ryder Cup, cuja 40.ª edição começou nesta sexta-feira no PGA Centenary Course do resort escocês do Gleneagles Hotel, em Perthshire. Mais acreditava que os dois poderiam tornar-se numa das melhores duplas de sempre neste hiper-mediático duelo bienal entre Europa e Estados Unidos. Não foi bem assim, mas isso não impediu a equipa anfitriã de terminar o primeiro dia vencer por 5-3, no cômputo das primeiras oito partidas de pares.

Era, com efeito, a melhor dupla que se podia encontrar entre os 24 jogadores em acção (12 para cada lado). Afinal, o norte-irlandês é o n.º1 mundial e o espanhol Sergio Garcia é o n.º3 – e o n.º2, o australiano Adam Scott, não é elegível para esta competição. Mas McIlroy e Garcia não fizeram jus ao estatuto e só conquistaram 0,5 pontos em 2 possíveis, perdendo de manhã nos fourball (à melhor bola) com Keegan Bradley/Phil Mickelson no 18, por 1 down, e empatando de tarde nos foursomes (pancadas alternadas, com uma só bola) com Jimmy Walker/Rickie Fowler.

Nos foursomes, McIlroy/Garcia estiveram completamente erráticos, raramente encontraram os fairways, mas ainda tiveram forças para chegar ao empate, quando a derrota estava iminente: de forma heróica, fecharam a volta com dois birdies. “Sergio bateu o shot do dia no 18, e pelo menos retirámos alguma coisa do dia. Tivemos dois matches realmente duros e temos meio ponto para mostrar”, disse McIlroy. Garcia: “Sabíamos que não estávamos a jogar bem. Lutámos tão arduamente quanto podíamos. Meio ponto é enorme.” Paul McGinley ecoou o mesmo sentimento: “Provavelmente foi tão bom como uma vitória.”

As coisas nem começaram bem para a equipa europeia no arranque, que perdeu de manhã a sessão de fourball  por 2,5-1,5, mas de tarde arrasou nos foursomes, ganhando-os por 3,5-0,5, com triunfos em três das quatro partidas e empate noutra. A dupla do dia foi a do sueco Henrik Stenson e do inglês Justin Rose, que venceram de manhã, cilindrando Bubba Watson/Webb Simpson por 5/4 e de tarde derrotaram Hunter Mahan/Zach Johnson por 2/1.

Os restantes pontos da Europa foram obtidos pelo triunfo de Lee Westwood (Inglaterra)/Jamie Donaldson (País de Gales) face a Jim Furyk/Matt Kuchar, por 2 up. E pela parceria do estreante francês Victor Dubuisson com o norte-irlandês Graeme McDowell: bateram Phil Mickelson/Keegan Bradley por 3/2.

Para Mickelson e Bradley, esta foi a sua primeira derrota em cinco jogos juntos, contando com três da última edição.

De resto, o dinamarquês Thomas Bjorn e o alemão Martin Kaymer empataram de manhã com Rickie Fowler/Jimmy Walker. E a união do escocês Stephen Gallacher com o inglês Ian Poulter resultou numa estrondosa derrota com Jordan Spieth/Patrick Reed, por 5/4.

Para os fourballs deste sábado de manhã, McGinley manteve as duplas Stenson/Rose (face Watson/ Kuchar), Westwood/Donaldson (frente a Furyk/Mahan) e Bjorn/Kaymer (diante de Reed/Spieth); e criou uma nova: McIlroy/Poulter (defronta Fowler/Walker).

 

Sugerir correcção
Comentar