Actrizes contra top-models

Em 1974, Sunbury-on-Thames, em Inglaterra, recebeu uma partida benemérita que não ficou para a história pelo resultado final

Se é um facto que o râguebi actual abrange competições profissionais exclusivas do género feminino, justificando até um Mundial específico e um Torneio das Seis Nações próprio, também não é menos verdade que a prestação desportiva das mulheres nem sempre foi encarada com a mesma seriedade.

Mesmo em 1974, quando os avanços da emancipação já haviam despontado em diferentes sectores da sociedade, a estrutura que agora se reconhece à expressão feminina da modalidade ainda estava longe da dignidade de que hoje se reveste. As partidas envolvendo mulheres tinham então carácter essencialmente lúdico e as pretensões quanto ao resultado final do jogo prendiam-se sobretudo com a receita recolhida para as acções de solidariedade que motivavam o encontro.

Foi assim em Sunbury-on-Thames, por exemplo, quando o recinto do Irish London recebeu um confronto opondo 15 Modelos a 15 Actrizes. Da causa benemérita que inspirava a competição não parece rezar a história, mas do registo televisivo que ainda hoje circula pela internet a propósito da iniciativa constavam comentários que, dada a ausência de matéria desportiva de facto, eram preenchidos e abrilhantados por inevitáveis pérolas sexistas.

"O espelho está sempre lá. Ao intervalo as jogadoras detêm-se em frente dele a retocar os danos da sua cuidadosamente executada maquilhagem", declamava o comentador. "Os estragos provocados nos penteados das Modelos, nas falsas pestanas e no rímel são chocantes", acrescentava. "O problema não é só obter a bola. É saber o que fazer com ela quando a conseguem – e saber qual é a bola que interessa, pois a certa altura há duas em campo, talvez porque, como qualquer mulher dirá, uma senhora tem sempre que ter alguma coisa para segurar".

Planos de pormenor aos calções não faltavam, claro, e as miúdas ajudavam à festa meneando as suas densas e soltas cabeleiras tanto quando possível. Resultado final: 10-10, para não alimentar rivalidades entre as estrelas. Receita de bilheteira: Who cares?

A partir do livro "Rugby Strangest Matches", de John Griffiths

Sugerir correcção
Comentar