O mundo visto através de drones de vigilância

No dia em que o P3 comemora três anos pedimos a algumas pessoas que fossem o génio da lâmpada e apresentassem três ideias de futuro. O fotógrafo António entrou numa máquina do tempo mas, “apesar de ter pedido para avançar 30 anos”, caiu “algures em 2014” — “o futuro na fotografia é um mistério”

Foto
DR

1. Regresso do bom fotojornalismo

“Acredito que voltaremos a ter imprensa, independentemente do formato, dedicada ao bom fotojornalismo: um espaço onde o fotógrafo se sentirá recompensado e o leitor também. [Um espaço] onde as histórias serão importantes e não tinta para preencher papel branco ou pixéis num universo digital.”

2. "Paparazzi" para políticos

“Por outro lado, também acho que poderia aparecer uma revista de ‘paparazzi’ mas que não estivesse focada nas relações extraconjugais de quem não nada para dizer mas sim nas relações dos políticos e representantes de Estado com as grandes empresas. Mas disseram-me que já o Berlusconi fez o mesmo nas suas revistas, fotografando políticos de esquerda e os seus almoços com os donos de bancos e empresas de energia. E o mundo não acabou.”

3. Ver o mundo de outras maneiras

“A tecnologia vai desenvolver-se a saltos gigantescos. Poderemos ver o mundo de outras maneiras. Mas, enquanto isso, também poderemos ser vistos de outras maneiras pelas câmaras e drones de vigilância.”

Sugerir correcção
Comentar