Fotogaleria
Fotogaleria
Paler

É de cortiça e serve Paler

A Paler é uma peça feita em cortiça reciclada e serve para ajudar o leitor a segurar o livro enquanto lê. Até domingo, 21 de Setembro, está disponível na Feira do Livro do Porto

Serve para ler, ou melhor, "paler". A Paler é uma peça feita em cortiça destinada a ajudar o leitor a segurar no livro enquanto está a ler.

João Bosco foi quem teve a ideia, no final do ano 2013, e o design esteve a cargo do designer Filipe Vale. “A ideia surgiu-me na Internet. Aproveitei uma peça que já existia e lembrei-me de criar uma marca por detrás da peça em si”, contou João Bosco ao P3.

Enquanto as outras peças em que se inspirou eram feitas de plástico ou de madeira de Oliveira, a Paler é feita a partir de cortiça reciclada. “Apenas lhe tentei dar um pouco de personalidade e o toque da cortiça. A cortiça para além de estar em voga, é muito mais aconchegante para o próprio dedo”, explicou.

PÚBLICO -
Foto

Como descreve o Facebook da marca “Paler Design”, esta peça “é confortável, leve e tem aproximadamente 10cm de comprimento”. Estas características permitem que seja transportada em qualquer lado, no bolso ou na mochila. O leitor pode ainda marcar a página com uma pequena fita de cetim, que vem juntamente com a Paler, podendo encomendar a fita da cor que desejar. Para ser utilizada apenas com uma mão, a Paler destina-se tanto a esquerdinos, como a destros.

Apaixonados por livros

As situações em que a Paler pode ser utilizada são várias. Desde a mãe ou o pai estar a ler para o filho, com ele ao colo e, em simultâneo, estar a segurar no livro, até alguém estar a cozinhar e, ao mesmo tempo, segurar um livro de receitas. A Paler pode também ser utilizada enquanto se está a ler na cama, no metro, na praia, e até por declamadores de poesia.

Neste momento existem três modelos disponíveis de "paleres", embora através das fotografias colocadas na página de Facebook da marca não seja possível identificar as diferenças. Um dos modelos é totalmente feito em cortiça; outro é composto por cortiça de um lado, e por borracha do outro, contendo a mesma quantidade de cada um dos materiais; e o terceiro é maioritariamente feito de cortiça, tendo apenas uma fina camada de borracha de um dos lados.

“É uma pessoa muito apaixonada por livros”, é assim que João Bosco define quem procura a Paler. Desde as crianças à população sénior, a procura pela peça abrange uma grande faixa etária. Ainda assim, a procura tem sido maioritariamente no feminino.

Os interessados em adquirir estas peças podem fazê-lo, até ao próximo Domingo, 21 de Setembro, no stand da livraria Poetria, na Feira do Livro do Porto (Jardins do Palácio de Cristal). Depois do encerramento da feira, as "paleres" estarão disponíveis na livraria Poetria, também localizada no Porto. O preço de cada Paler ronda os 4€.