SAD do Benfica teve lucros de 14,1 milhões de euros na época passada
Sociedade benfiquista regressa aos lucros, mas continua em situação de falência técnica.
"Este desempenho representa um importante contributo para o equilíbrio económico da Benfica SAD, baseado no crescimento das receitas operacionais, na presença assídua na Liga dos Campeões e na obtenção de ganhos com a alienação de atletas", refere o comunicado enviado à CMVM.
A SAD “encarnada” informa também que aumentou o passivo em perto de nove milhões de euros, em comparação com Junho de 2013, passando de 440,4 para 449 milhões de euros.
Em contrapartida, o activo também cresce, de 416,6 milhões para 440 milhões, o que faz com que o capital próprio seja negativo em apenas 8,4 milhões (há um ano era também negativo, mas de 23,8 milhões).
Os resultados operacionais, incluindo as transações de jogadores - nomeadamente do sérvio Matic, ao Chelsea, e de Rodrigo e André Gomes, a um fundo de investimento - foram francamente superiores aos dois exercícios anteriores: agora 33,5 milhões de euros, contra sete em 2013 (um aumento de 374 por cento) e 5,1 em 2012.
Excluindo as vendas de jogadores, os rendimentos operacionais chegaram aos 105 milhões de euros, também em clara alta, comparando com os 85,9 de 2013 e os 89,9 de 2012. Pela primeira vez na história da Benfica SAD é passada a barreira dos 100 milhões.
"Trata-se de um valor relevante para a realidade do futebol português, o qual foi impulsionado pela implementação do novo modelo de exploração dos direitos televisivos", adianta o comunicado enviado à CMVM.