Selecção de Basquetebol adaptado lança campanha de angariação de fundos

A Selecção Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas lançou esta semana uma campanha de “crowdfunding” que lhes permita participar no Campeonato da Europa em 2015

“Chegámos a um ponto de desespero”, contou ao P3 Pedro Bártolo, coordenador de marketing, imagem e comunicação da Selecção Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas. E foi este “desespero” que levou a equipa a criar uma campanha de angariação de fundos, que teve início no dia 8 de Setembro, e que pretende permitir que Portugal não falhe o Campeonado da Europa uma vez mais.

Foi por “falta de apoios financeiros” que a Selecção Nacional não participou nos Campeonatos de 2011 e 2013. E desta vez não querem que seja essa carência a decidir o seu destino. Decidiram, então, expôr a sua situação financeira delicada de forma a que todos os interessados possam contribuir.

Em Abril de 2014 criaram um site. “Achámos que fazia falta mais comunicação com as pessoas”, referiu Pedro. Ao site seguiu-se a campanha de “crowdfunding” que tem sido promovida com o auxílio de um vídeo. O projecto chama-se “Rumo ao Euro 2015” e segundo Pedro “as pessoas têm recebido bem a iniciativa”. “Estamos confiantes”, acrescenta.

PÚBLICO -
Foto

Para Pedro o problema está na mentalidade das pessoas que “não vêem os atletas deficientes como intérpretes deste espetáculo que é o basquete”. “As pessoas não se sentem atraídas para ver os nossos jogos”, lamenta. “Falta uma mudança de mentalidade”, sublinha, “e isso reflecte-se também nos apoios estatais, que existem, mas é necessário estar constantemente a ‘pedinchar’”.

“Nós queremos que as pessoas confiem no nosso projecto”, diz Pedro. “Já fomos campeões em 2007 na divisão C e se tivermos oportunidade vamos ascender à divisão B e depois, quem sabe, atacar a A”, continua.

Este pedido de ajuda da Selecção portuguesa conta com o apoio de vários atletas de referência como por exemplo José Barbosa (AD Ovarense), Miguel Queiroz (Dragon Force FCP) e Miguel Maria (JSF Nanterre).