“Ursos” e “Los Teros” com encontro marcado

Não se registou qualquer surpresa na repescagem e Rússia e Uruguai vão disputar o “play-off” de acesso ao Mundial 2015

Foto
Reuters

Sem convencerem, Uruguai e Rússia garantiram neste sábado o apuramento para o “play-off” de acesso ao Mundial 2015, que será disputado em duas mãos no final de Setembro e início de Outubro. Os russos tiveram uma excelente réplica do Zimbábue, mas venceram por 23-15. Os uruguaios apenas nos últimos 10 minutos consolidaram o triunfo sobre Hong Kong: 28-3.

No primeiro duelo do dia, o Zimbábue viajou até Krasnoyarsk, bastião do râguebi russo, e pode lamentar os erros cometidos e alguma ingenuidade no ataque, que impediram que os africanos provocassem uma surpresa e saíssem da Sibéria com a vitória.

Os “Ursos” entraram melhor e nos primeiros 25 minutos marcaram dois ensaios que lhes garantia uma vantagem de 13-0, mas aos poucos os zimbabuanos começaram a tomar conta do jogo e antes do intervalo Groenewald, o “8” africano, furou a defesa europeia e marcou ensaio no meio dos postes (13-7).

Foto

Com mais posse de bola de com o domínio territorial, o Zimbábue parecia ter argumentos para derrubar a Rússia e chegou a reduzir para 13-10, mas erros sucessivos no jogo à mão e a ausência de um chutador eficaz sairam caro ao segundo classificado da fase de qualificação africana.

Foto

Mesmo sem jogar bem, a Rússia mostrou o cinismo habitual do seu jogo, que Portugal conhece bem, e aproveitou quase todos os contra-ataques para somar pontos. Viktor Gresev marcou o terceiro ensaio russo e aumentou a vantagem para 20-10 e, aos 74’, com a conversão de uma penalidade a formação de Leste arrumou com a questão: 23-10.

Foto

No entanto, a menos de dois minutos do fim, o Zimbábue conseguiu o merecido segundo toque de meta: o ponta Chitokwindo correu quase 90 metros e marcou o melhor ensaio da partida.

Ao final da tarde foi a vez de Uruguai e Hong Kong entrarem em campo e os sul-americanos também tiveram que sofrer. Em Montevideu os primeiros 40 minutos foram de extremo equilíbrio, mas a vantagem do “Los Teros” ao intervalo por 6-3 era justa.

Após o intervalo, os uruguaios subiram o ritmo e, aproveitando uma vantagem numérica após um amarelo a um asiático, Ormaechea converteu duas penalidades e dilatou o marcador, mas apenas nos últimos 10 minutos os avançados uruguaios quebraram a resistência de Hong Kong e alcançaram dois ensaios, que fixaram o resultado final em 28-3

Sugerir correcção
Comentar