José Manuel Ribeiro/Reuters
Foto
José Manuel Ribeiro/Reuters

Cais de Fado: atravessar o Douro num barco à borla

Empresa de transporte fluvial associou-se à iniciativa da Casa da Música e da Câmara de Gaia para oferecer transporte gratuito entre as duas margens do Douro

A ponte é uma passagem para a outra margem, mas o barco azul e amarelo que anda a passear turistas no Douro, a fazer o cruzeiro das pontes, também é. O Blueboat Carlota, um dos navios da já vasta frota da empresa Douro Azul, vai estar a fazer viagens gratuitas durante os três dias que dura o Cais de Fado, aquele que é o primeiro festival urbano dedicado ao património imaterial da humanidade.Todas as horas, entre as 17h30 e as 23h30, o Barco sai do cais do Porto em direcção ao cais de Gaia. E fará o percurso inverso — entre o cais de Gaia para o cais do Porto — às horas certas, entre as 18h00 e as 23h00.

Já tínhamos dito que este festival não era só para turista ver - apesar de eles, os visitantes, estarem bem presentes no pensamento de todos aqueles que organizaram o Cais de Fado. Por isso se misturou fado, e vinho do Porto e centro histórico de Gaia. E se os barcos para “sightseeing” que costumam andar pelo rio parecem mais vocacionados para os turistas — os residentes pensam várias vezes no acto de pagar dez euros para fazer um cruzeiro entre as pontes que se habituaram a ver todos os dias — transformam-se em utilitários. E, porventura, apelam ao sentido de oportunidade. Ninguém pode desdenhar a paisagem que se vê, para ambas as margens, a partir do rio.

A empresa fundada e gerida por Mário Ferreira também vai disponibilizar transporte gratuito de autocarro entre as principais áreas do festival onde estão instalados os palcos. Por um lado, os palcos do cais de Gaia, à cota baixa, por onde vão desfilar uma dúzia de nomes do fado, como Diogo Aranha, Claudia Madur, Rita Ruivo ou António laranjeira. E, por outro, o Mosteiro da Serra do Pilar, à cota alta, onde estará instalado o palco principal por onde passarão Gisela João (dia 24 de Julho, às 22h00), Mariza (dia 25 de Julho) e ainda Cristina Branco e Camané, acompanhados pela Orquestra Sinfónica.

As partidas do Shuttle BlueBus desde o Cais de Gaia com direcção à Serra do Pilar estão marcadas para as 20h30, 21h15, 21h45, 22h15, 22h45, 23h15 e 23h45; no sentido inverso as viagens acontecerão a cada meia hora, entre as 21h00 e as 00h00. Quem quiser experimentar a TukTour, outro serviço, normalmente associado aos turistas, poderá faze-lo. A viagem no Tuk tuk eléctrico pode ser feita entre as 18h00 e as 22h00, com partida marcada em frente à Casa Ramos Pinto com direcção à Serra do Pilar. Custa cinco euros por pessoa.

Notícias actualizada em 15/08/14: a foto foi substituída.