Lagoa de Albufeira é hoje reaberta ao mar

Este ano é já a terceira vez que a autarquia procede à reabertura da ligação ao mar.

Foto
Rui Gaudêncio

A reabertura da ligação ao mar da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, para garantir a qualidade da água naquela zona balnear, "deverá ter lugar hoje à tarde cerca das 16h00", informou a câmara à agência Lusa.

Este ano é já a terceira vez que a autarquia procede à reabertura da ligação ao mar devido ao assoreamento cada vez maior na chamada `boca da Lagoa de Albufeira´.

No passado dia 23 de Junho, o delegado de saúde proibiu a prática balnear no local, mas a interdição foi levantada quatro dias depois, após a realização de novas análises que revelaram já não haver qualquer perigo para a saúde pública.

A Câmara de Sesimbra, que este ano já tinha procedido à reabertura da ligação ao mar por duas vezes, defende a necessidade de uma grande obra de desassoreamento da lagoa para garantir uma abertura prolongada às águas do mar, de forma a evitar novas interdições daquela zona balnear.

Para a autarquia sesimbrense, não obstante as intervenções que têm sido realizadas a expensas da câmara municipal, o desassoreamento da Lagoa de Albufeira é da responsabilidade da Agência Portuguesa de Ambiente.