Benfica recebe Sporting na 3.ª jornada, Boavista regressa em Braga

Primeiro "clássico" da época disputa-se logo no início do campeonato.

Foto

Uma das condicionantes do sorteio da Liga, ontem realizado na Maia, era a impossibilidade de Benfica, Sporting e FC Porto não se poderem defrontar nas duas primeiras jornadas. Mas o campeonato aquece logo a seguir: Benfica e Sporting, campeão e vice-campeão, encontram-se na terceira, de resto tal como na época passada, mas, desta vez, no Estádio da Luz.

O clássico seguinte acontece na 6.ª ronda, altura em que os “leões” vão servir de anfitriões aos “dragões”. Mais tarde, antes do Natal, na 13.ª jornada, serão os portistas a ter a oportunidade de receber as “águias”.

A grande novidade do próximo campeonato é a participação de 18 clubes, um número que não é inédito, pois já se verificou em 16 das 80 edições anteriores da competição, 15 delas ininterruptas, mas que não sucedia desde 2005-06. Dois anos depois, no final de 2007-08, o Boavista foi despromovido no âmbito do Apito Final e é agora pela sua reintegração, também pela “secretaria”, que se opera o alargamento. A nova fórmula implica o aumento do campeonato em duas equipas, quatro jornadas e um jogo por ronda. “O nosso objectivo é consolidar o estatuto de I Liga. Vamos atingir esse estatuto, que historicamente é nosso, e, mais tarde, buscar outros patamares”, referiu João Loureiro, presidente do Boavista.

Depois de seis temporadas nos escalões secundários, o Boavista fará o seu regresso em Braga. O pontapé de saída do campeonato está marcado para o fim-de-semana de 16 e 17 de Agosto, uma semana depois da realização da Supertaça entre Benfica e Rio Ave. A equipa de Jorge Jesus iniciará a defesa do seu título em casa contra o Paços de Ferreira, enquanto o Sporting defrontará no arranque a Académica, em Coimbra, e o FC Porto receberá o Marítimo. O Penafiel é o único dos promovidos que fará a sua estreia no seu estádio. A formação duriense receberá o Belenenses e o Moreirense viajará até à Madeira para jogar com o Nacional.

O regresso dos derbys portuenses à Liga será uma realidade na 5.ª jornada, como o duelo entre “axadrezados” e “azuis e brancos” no Bessa, ditou o sorteio, num evento que não contou com a presença de uma boa parte dos 36 clubes que compõem a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, devido ao divórcio entre vários dos seus associados e Mário Figueiredo — dos três grandes, estiveram representados Benfica e Sporting.

Segundo o presidente da Liga, pela primeira vez na história da prova, houve um “sorteio puro”, mas repetiram-se as várias condicionantes, tal como em anos anteriores. A maioria envolveu os três “grandes”, impedidos de se defrontarem nas duas primeiras jornadas e em rondas consecutivas, para além de nenhum deles poder receber os outros dois na mesma volta. A equação também envolveu paramêtros geográficos, com cada uma destas duplas a ser impossibilitada de jogar em casa na mesma ronda (Benfica

Sporting, FC Porto/Boavista, Marítimo/Nacional e Sp. Braga/Vitória de Guimarães).

O último embate directo entre dois dos três principais candidatos ao título acontecerá na 30.ª das 34 jornadas, com a Luz a ser palco do Benfica-FC Porto.

A II Liga baterá nesta época um recorde de participantes num campeonato profissional do futebol português: 24 clubes, seis deles equipas B, vão competir em 46 jornadas, várias delas realizadas a meio da semana.


Veja aqui o calendário completo.

Eis os jogos da 1ª jornada da I Liga:
Académica - Sporting
Arouca - Estoril
Benfica - Paços de Ferreira
Gil Vicente - Vitória Guimarães
Rio Ave - Vitória Setúbal
Penafiel - Belenenses
Braga - Boavista
FC Porto - Marítimo
Nacional - Moreirense

Jornada inaugural da II Liga:
Olhanense - Leixões
Freamunde - Atlético
Aves - Marítimo B
V. Guimarães B - Feirense
Santa Clara - Oriental
Benfica B - Trofense
Beira-Mar - União da Madeira
Chaves - Académico de Viseu
Farense - Sporting B
Tondela - Braga B
Portimonense - Sporting Covilhã
FC Porto B - Oliveirense

Sugerir correcção
Comentar