Manuela Azevedo
Foto
Manuela Azevedo

Orquestra de Jazz de Matosinhos acompanha vocalista dos Clã a fazer o que mais gosta

Manuela Azevedo escolheu o reportório. A Orquestra de Jazz de Matosinhos fez os arranjos musicais. O espectáculo é apresentado na Sala Suggia, na Casa da Música, dia 1 de Julho

Quando recebeu o convite que lhe foi endereçado por Pedro Guedes, um dos fundadores e um dos responsáveis pela Orquestra de Jazz de Matosinhos, Manuela Azevedo, a vocalista dos Clã, sentiu um grande susto. Foi no final do ano passado, e não foram só os prazos muito apertados que a assustaram (a OJM tinha pensado em fazer este espectáculo em Março). "Fiquei assustada, a pensar na responsabilidade e se estaria à altura do convite. Quando percebi melhor o desafio, e que não era para improvisar nem para fingir que era uma cantora de jazz - e que, afinal, eu só teria de escolher e de cantar músicas que eu amo, achei que o convite era irrecusável. E uma tremenda oportunidade!", disse a cantora, ao P3,
à margem de um dos últimos ensaios que decorrem com a Big Band, antes do concerto que será apresentado esta terça feira, 1 de Julho, na sala Suggia.

Pedro Guedes acrescentou que o convite a Manuela Azevedo surgiu com naturalidade: "Conhecemos bem as suas qualidades artísticas, e lembramo-nos de quando a ouvíamos cantar jazz nos tempos do Clube Atlântico, em Vila do Conde". Depois disso, passaram-se dezenas de anos. Mas o tempo reaproximou-os. E ainda bem. A OJM contava com a diversidade do gosto musical de Manuela Azevedo para se sentir desafiada. A vocalista do Clã estava curiosa para ver os arranjos musicais que dali sairiam. 

"Apresentei, de facto, um leque muito diverso de músicas e de autores. E o mais difícil foi escolher, já que só trabalhamos dez músicas. Tiveram de ficar muitas de fora", explicou a cantora, referindo-se a autores intemporais, como Janelle Monaet ou Serge Gainsbourg, a outros incontornáveis, como Tom Waits, ou até a alguns inesperados como os The Queen of Stone Age. Manuela Azevedo escolheu nove músicas - mas não as quer revelar todas. E a OJM escolheu uma dos Clã, elegendo o tema "A paz não te cai bem", uma faixa do último trabalho do grupo, lançado em Março, o álbum "Corrente". É caso para dizer que o formato Big Band lhes caiu bem. Terça à noite poderemos todos confirmar.