Adepto que interrompeu Alemanha-Gana desmente mensagem nazi

Homem não foi perseguido por nenhum segurança e foi acompanhado para fora do relvado pelo ganês Muntari.

Fotogaleria
Marcelo Del Pozo/Reuters
Fotogaleria
Eddie Keogh/Reuters
Fotogaleria
PATRIKSTOLLARZ/AFP
Fotogaleria
Mike Blake/Reuters
Fotogaleria
Paul Hanna/Reuters

Afinal, o homem que entrou em campo na segunda parte do jogo Alemanha-Gana não era portador de qualquer mensagem de teor nazi, avança a imprensa polaca. O adepto, identificado como Leszek Ludomir, é polaco e apenas queria angariar dinheiro para comprar um bilhete de volta para o seu país, acabando por provocar uma confusão com base no seu endereço de correio electrónico e número de telefone.

A confusão foi gerada a partir dos contactos que pintou no corpo. De acordo com as imagens transmitidas pela televisão – e as interpretações feitas por sites como o Yahoo News e o portal israelita Mako –, o endereço de email era [email protected], com os S pintados como a sigla da organização paramilitar nazi. Para além disso, o número de telefone começava com o indicativo da Polónia, onde a Alemanha nazi ergueu o seu maior campo de extermínio, na região de Auschwitz.

Depois das interpretações feitas um pouco por todo o lado, os sites Sport.pl e Ekstraklasa.net explicaram que se trata de um adepto polaco, que tinha viajado para o Brasil com um bilhete só de ida; para juntar dinheiro para o bilhete de regresso, decidiu interromper o Alemanha-Gana e mostrar ao mundo os seus contactos.

Na sua página no Facebook, Leszek Ludomir explica que os dois S que todos viram no endereço são, afinal, dois números 4: "Simples, e nada de nazismo!"

Ludomir tem também uma página no site de angariação de fundos canadiano FundRazr, onde dá mais pormenores sobre o incidente que protagonizou, e pede dinheiro para voltar a tornar-se o actor principal em outros jogos, nem que seja por uns momentos.

O adepto que invadiu o campo ao minuto 53 do Alemanha-Gana entrou sem qualquer oposição e foi acompanhado pelo ganês Sulley Muntari para fora do terreno de jogo.

Notícia alterada às 19h03, adicionando novas informações