Costa do Marfim dá a volta ao Japão e entra a vencer

Costa do Marfim cumpre a terceira presença consecutiva no Mundial

Foto
REUTERS/Ruben Sprich

A Costa do Marfim estreou-se este sábado com uma vitória no Mundial 2014 de futebol, ao vencer o Japão por 2-1, depois de ter chegado ao intervalo em desvantagem, em encontro da primeira jornada do Grupo C.

Keisuke Honda adiantou os asiáticos, aos 16 minutos, mas, na segunda parte, os africanos marcaram dois golos de "rajada", por Wilfried Bony, aos 64, e Gervinho, aos 66, ambos servidos por cruzamentos de Serge Aurier, na direita. A reviravolta foi protagonizada depois da entrada em campo de Didier Drogba, que só foi chamado ao jogo aos 62 minutos.

A Costa do Marfim começou a tentar impor o seu jogo, ganhou os primeiros cantos e fez os primeiros remates, mas, aos 16 minutos, o Japão marcou na primeira investida, por Honda, com um potente remate de pé esquerdo, depois de um lançamento lateral.

Os africanos acusaram o golo e os nipónicos quase aproveitaram para ampliar a vantagem, aos 21 minutos, primeiro num remate forte de Uchida e depois num centro/remate de Honda. Em ambas as situações, o guarda-redes Batty respondeu bem.

A partir do meio da primeira parte, a Costa do Marfim voltou, porém, ao comando, e ensaiou várias vezes a igualdade, em livres de Yaya Touré (24 minutos) e Boka (31), que voltou a tentar aos 35 e 45 e, aos 43, assistiu Kalou para este cabecear muito mal. Pelo meio, aos 36 minutos, Honda voltou a assustar, valendo, desta vez, a intervenção de Bamba.

A segunda parte começou movimentada dos dois lados do campo, mas o jogo só "despertou" verdadeiramente quando, aos 62 minutos, Sabri Lamouchi colocou em campo Drogba.

A Costa do Marfim, que cumpre a terceira presença consecutiva no Mundial e procura a primeira presença nos "oitavos", igualou na liderança do agrupamento a Colômbia, que, no outro jogo, venceu a Grécia, de Fernando Santos, por 3-0.

Ficha de jogo, estatísticas e comparação de jogadores