País de Gales salvou os "Baby Blacks"

Vitória galesa frente à França permitiu que a Nova Zelândia conseguisse um lugar no “top 4” do JWC 2014

Foto
IRB

Inglaterra, África do Sul, Irlanda e Nova Zelândia vão disputar no próximo domingo as meias-finais do 7.º Campeonato do Mundo de Juniores. Os irlandeses não tiveram dificuldades em juntar-se a ingleses e sul-africanos no “top 4”, mas os neozelandeses precisaram de ajuda na última jornada da fase de grupos.

Ainda não foi desta que a Nova Zelândia falhou um lugar entre os quatro primeiros do Junior World Championship. Os neozelandeses beneficiaram da derrota da França frente ao País de Gales para garantir o apuramento como melhor segundo classificado, mas apesar da vitória clara frente à Escócia, por 54-7, voltaram a não convencer.

Com Inglaterra e África do Sul já apuradas, a última ronda começou com a vitória tranquila da Irlanda frente a Fiji. Os irlandeses garantiam um lugar nas meias-finais se somassem o bónus ofensivo e alcançaram esse objectivo sem grandes dificuldades: 38-0.

Seguiu-se no Grupo B o País de Gales-França e se os franceses vencessem, a Nova Zelândia estava fora dos quatro primeiros. No entanto, os galeses (vice-campeões em 2013) foram mais fortes e deram o golpe final nas aspirações gaulesas aos 53’, quando Tom Williams fez o único ensaio do jogo que fixou o resultado final em 13-3.

Foto

A vitória galesa recolocava os "Baby Blacks" e a Austrália na luta e os australianos, que jogaram à mesma hora do País de Gales, chegou a estar virtualmente apurada após a vitória frente à Itália, por 29-3. Porém, para manterem o apuramento, os Wallabies precisavam que a Nova Zelândia não conseguisse derrotar a Escócia por cinco pontos de diferença e somasse o bónus ofensivo. Mas, mesmo jogando mal, os neozelandeses marcaram o quatro ensaio aos 48’ e no final seguraram a qualificação com uma vitória por 54-7.

Nas meias-finais, que se vão disputar no próximo domingo, a Nova Zelândia vai reencontrar a África do Sul, com quem perdeu na fase de grupos, enquanto a Inglaterra, detentora do título, medirá forças com a Irlanda.

Na fuga à despromoção (o último classificado será relegado para a IRB Junior World Rugby Trophy que Portugal vai organizar) a Argentina joga com Fiji e a Itália defronta a Escócia.

(9º-12.º lugar)

Argentina-Fiji, (01h35, Pukekohe)

Itália-Escócia, (04h05, Pukekohe)

(5.º-8.º lugar)

Austrália-Samoa, (03h35, North Harbour)

País de Gales-França, (06h35, Pukekohe)

Meias-finais

Inglaterra-Irlanda, (06h05, North Harbour)

África do Sul-Nova Zelândia, (08h35, North Harbour)

Sugerir correcção
Comentar