10 de Junho arranca com almoço de Cavaco com desportistas

Presidente vai almoçar, entre outros, com o ciclista Rui Costa e a piloto Elisabete Jacinto.

Cavaco Silva
Foto
Cavaco Silva Adriano Miranda

O Presidente da República almoça nesta segunda-feira com um grupo de cerca de 30 personalidades que se destacaram ao longo do ano no desempenho das suas actividades, entre os quais desportistas, investigadores e empresários.

O encontro, a que se seguirá um almoço, insere-se nas comemorações oficiais do 10 de Junho e irá decorrer no antigo Paço Episcopal da Guarda. Entre os convidados vão estar o ciclista Rui Costa, campeão mundial de estrada em 2013, a piloto todo-o-terreno Elisabete Jacinto, que venceu o Rali Marrocos 2013 na categoria camião, e o jogador de hóquei em patins Gonçalo Alves, atleta da selecção nacional e melhor marcador do campeonato nacional da modalidade.

O presidente da Associação dos Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC), Alberto Carvalho Neto, a investigadora em oncologia Ângela Relógio, o presidente da Associação DariAcordar - Associação Contra o Desperdício, António Costa Pereira, o ex-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) Bruno Barracosa serão outros dos convidados.

Entre os atletas presentes estarão também o ultramaratonista Carlos Sá, vencedor em 2013 da prova Badwater, na Califórnia, a atleta fundiste natural da Guarda Inês Monteiro e o mesa-tenista e atleta olímpico que joga no clube alemão Ochsenhausene Tiago Apolónia.

Carlos Sanches, um dos cinco supervisores internacionais do Torneio Mundial da Associação de Tenistas Profissionais (ATP Tour), a equipa vencedora do Prémio FAZ-Ideais de Origem Portuguesa (Daniel Cunha, Piedade Colaço, Sara Carmo e Teresa Cunha), João Bento, jovem que se sagrou Campeão Mundial de Cálculo Mental, Júlio Oliveira, presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), Ricardo Brito Paes, presidente da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) e Ricardo Morgado, presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), fazem também parte da lista de convidados.

Estarão também presentes Edgar Gomes, jovem investigador do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, Gabriel Martins, coordenador da Unidade de Microscopia Avançada do Instituto Gulbenkian de Ciência e Laura Filipa Vidal, presidente da Associação Juvenil Conexão Lusófona.