Felicidade é Fazer, um espaço que te dá três meses de "coworking"

O Factory, em Braga, vai ter um espaço gratuito dedicado à troca de ideias entre profissionais e participantes. Os requisitos? Estar desempregado, ter menos de 25 ou mais de 65 anos

Fotogaleria
Tiago Sequeira é um dos três embaixadores da ideia DR
Fotogaleria
Tiago Sequeira é um dos três embaixadores da ideia DR

“Acordar de manhã e fazer algo que gostamos é a garantia de que seremos mais felizes”. Foi este o principal motivo que levou Tiago Sequeira a agarrar o projecto de CoWork “Felicidade é Fazer” ao lado de Catarina Sousa e Luís Nuno Barbosa. A ideia? Criar espaços de troca de conhecimentos apoiados por profissionais e empresas de várias áreas.

A iniciativa destina-se a todos aqueles que estejam desempregados (inscritos no Centro de Emprego), tenham menos de 25 ou mais de 65 anos.

Tiago, Catarina e Luís querem criar a felicidade. Foi no Factory, em Braga, que deram forma à iniciativa que conta actualmente com cerca de 70 empresas, “sendo que já passaram mais ou menos 100”. Tiago garante que “cada um é independente e tem o seu próprio trabalho”. Mas é o facto de existirem muitas áreas e espaços partilhados que “faz com que as pessoas ganhem uma empatia e um conhecimento do colega maior do que aquilo que acontece se estivermos a trabalhar no centro da cidade em escritórios diferentes”.

Ao longo dos três meses, os participantes poderão contactar com profissionais de várias áreas através de uma rede de empresas a quem possam recorrer para apresentar serviços. “É normal que o designer trabalhe com a empresa de programação ou que alguém que queira fazer uma remodelação na sua própria casa fale com o arquitecto”.

Os interessados devem enviar a sua candidatura até Junho e convencer a equipa que devem fazer parte da iniciativa, indicando a sua área de formação e se já encontram a desenvolver algum projecto. Em seguida, serão seleccionados três participantes para integrarem o projecto, “o que significa que não se possa arranjar mais espaço”, afirma o fundador. No futuro, há a possibilidade de “ficar no espaço ou evoluir para outro” mas, continua, “pretende-se sobretudo que seja uma alavanca para o que aí vem”.

A entrada é gratuita e a organização disponibiliza o espaço e algum equipamento necessário, desde o telefone à internet, sendo que o material de trabalho é da responsabilidade dos participantes.

Um dia por um alimento

“De que forma é que num espaço de CoWorking podemos contribuir para o ecosistema da região e ter uma componente mais forte no ambito da responsabilidade social?” Bastou esta questão de partida para os três jovens arrancarem com a ideia que “Felicidade é Fazer”. A ideia, que surgiu após a participação num programa da Santa Casa da Misericórdia, levou-lhes a uma maior responsabilização social e a querer contribuir para o ecossistema da região. 

No entanto, a par deste projecto, a iniciativa “Open Day por um Alimento” continua a decorrer no Factory e permite, a todos os que trouxerem um quilo de um alimento qualquer, trabalhar no espaço durante um dia (sexta-feira) a preço zero. A iniciativa, que pretende ajudar o Banco Alimentar Contra a Fome, possibilita a todos os interessados experenciar um dia no Factory e motivá-los pois Tiago acredita que “não é em casa que se vai começar alguma coisa”.

Texto editado por Luís Octávio Costa

Sugerir correcção
Comentar