Agência de Ecologia Urbana de Vila Real abriu portas

A inauguração do espaço é o primeiro passo para mais obras de requalificação no Bairro dos Ferreiros.

Foto
Paulo Ricca

Foi inaugurada, em Vila Real, a sede da Agência de Ecologia Urbana, o primeiro de três espaços (Agência de Ecologia Urbana, Centro de Ciência Viva e Observatório da Biodiversidade) incluídos num projecto iniciado em 2010, ao abrigo do Programa de Preservação da Biodiversidade, que contou com a parceria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Programa Operacional Regional do Norte, totalizando um investimento global de 1,7 milhões de euros.

Dão-se assim por concluídas as obras de requalificação do antigo edifício dos moinhos do Bairro dos Ferreiros que se arrastaram ao longo dos dois últimos mandatos. O edifício começou por ser alvo de intervenção através do Programa Polis, no entanto, a obra destinada a ser um Centro de Monitorização e Educação Ambiental conheceu alguns entraves burocráticos e acabou mesmo por parar. O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, recordou, na passada quarta-feira, as "vicissitudes" por que passou este empreendimento já que o empreiteiro entrou em processo de falência e teve de ser o município a concluir os trabalhos.

Com a inauguração da Agência de Ecologia Urbana, está criado o primeiro polo de informação ambiental de Vila Real, um dos projectos mais significativos no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade. Segundo Rui Santos, “a autarquia quer valorizar o património biológico, atrair turismo e afirmar Vila Real como destino da biodiversidade”.

A Agência de Ecologia de Vila Real será um espaço aberto a toda a comunidade, local de encontro de diversas instituições para o debate de projectos ambientais, albergue de exposições e eventos e ali serão instalados os serviços responsáveis pela dinamização do Programa da Biodiversidade. Além disso, segundo o vereador do pelouro do Ambiente, Adriano Sousa, “pretende-se que este edifício seja, também, um espaço para estágios curriculares de jovens licenciados na área do ambiente e outras temáticas relacionadas”.

No edifício onde está instalada a Agência de Ecologia Urbana, junto ao Parque Corgo, a autarquia inaugurou uma exposição sobre a água, na qual se dá a conhecer a flora e fauna do concelho de Vila Real e as actividades que se foram desenvolvendo na envolvente do rio Corgo, como os moinhos de água e as lavadeiras.

Este é o primeiro passo para a requalificação do Bairro dos Ferreiros, onde se pretende, ainda, “requalificar uma casa para fazer uma ‘Casa do Artista’, ligada aos sectores da cultura, nomeadamente ao Teatro Municipal, onde esses artistas possam desenvolver actividades”, adiantou Rui Santos. A câmara também pretende dar continuidade à requalificação de habitações no Bairro dos Ferreiros, conseguindo, assim, que “este espaço, com características únicas, se torne mais atractivo e possa, aos poucos, ganhar uma nova vida”.

Sugerir correcção
Comentar