Este evento é para quem procura oportunidades na Europa

Juventude em Movimento é uma campanha de esclarecimento promovida pela União Europeia. Decorre de 9 a 11 de Maio na Praça da Figueira, em Lisboa

Foto
Daniel Munoz/Reuters

A iniciativa Juventude em Movimento vai estar em Lisboa para informar os jovens portugueses sobre as oportunidades que a Europa oferece. Vão estar abertos ao público stands de informação, com a presença de especialistas e representantes de diferentes instituições europeias, disponíveis para esclarecer e informar os jovens sobre temas como emprego, programa Erasmus e mobilidade, educação e formação na Europa. O evento é gratuito e decorre nos dias 9 e 10 de Maio, das 12h às 20h, e dia 11 de Maio das 12h às 19h, na Praça da Figueira.

 

Esta campanha, promovida pela União Europeia (e que começa precisamente no dia da Europa), pretende abrir portas aos jovens, mas não é uma feira de emprego. Segundo Michal Nycz, do Gabinete de Comunicação da Comissão Europeia, “a ideia é dar a conhecer aos jovens as oportunidades que a União Europeia lhes oferece para que possam enriquecer a sua formação, experiência e currículo profissional."

 

Michal Nycz explica também que aproveitar as oportunidades disponíveis na iniciativa Juventude em Movimento é uma mais-valia para a carreira, além de melhorar o perfil dos candidatos e a probabilidade de arranjar emprego. "Cerca de 40% dos empregadores da União Europeia declaram que valorizam a experiência internacional dos seus candidatosquando estão a recrutar", explicou Nycz ao P3.

 

Os representantes da União Europeia presentes nos “stands” de informação pretendem ficar em contacto com os visitantes que estejam interessados nos programa para responder a dúvidas posteriores e para acompanhar os processos.

 

A iniciativa surgiu no âmbito da estratégia Europa 2020, um plano da União Europeia a favor do crescimento e da saída da crise, e já passou por 80 cidades europeias.

 

Texto editado por Andréia Azevedo Soares 

Sugerir correcção
Comentar