DR
Foto
DR

EURES, um programa para jovens à procura do primeiro emprego na Europa

"O teu 1º emprego EURES" é um programa europeu permite que jovens encontrem emprego e empresas recrutem trabalhadores. As inscrições para a edição deste ano já estão abertas

"O teu 1.º emprego EURES" é uma programa destinado a ajudar os jovens europeus a encontrar emprego noutro país da União Europeia. O programa destina-se a candidatos entre os 18 e os 30 anos, com nacionalidade e residência legal num dos países da União Europeia. Em Portugal, a candidatura deve ser efectuada via email para o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Também os empregadores podem beneficiar do projecto, desde que estejam legalmente estabelecidos num país da UE, procurem trabalhadores com um perfil específico que não encontrem no seu país e ofereçam contratos, no mínimo, de seis meses.

Os interessados devem contactar um dos serviços de emprego responsáveis pelo projecto ou um dos serviços de informação dos países envolvidos: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suécia.

O programa permite que os candidatos encontrem um emprego adequado às suas qualificações, o financiamento das despesas de deslocação para comparecer a uma entrevista ou de mudança para outro país. Aos empregadores é oferecido apoio ao recrutamento e apoio financeiro às pequenas e médias empresas como, por exemplo, a cobertura de parte das despesas de formação e de integração dos novos trabalhadores.