Operação Azeitona Segura, em Portalegre, com 40 detidos

A GNR efectuou 356 acções de fiscalização e sensibilização no distrito. Foi identificado um menor, de 15 anos, por suspeita de furto

Foto
As vítimas trabalhavam na apanha da azeitona Pedro Cunha

A GNR fez nesta segunda-feira o balanço da Operação Azeitona Segura 2013: 40 pessoas foram detidas por apanha ilegal de azeitona, só no distrito de Portalegre.

Em comunicado, o Comando Territorial de Portalegre da GNR explicou que se registaram 18 crimes, no âmbito dos quais foram detidas 40 pessoas, tendo sido apreendidos 13.909 quilos de azeitona.
Durante a operação, a GNR efectuou 356 acções de fiscalização e sensibilização no distrito, que resultaram na elaboração de 17 autos de contra-ordenação por falta de guias de transporte e infracções à legislação rodoviária.
Além das detenções, a Guarda identificou ainda 27 pessoas por suspeita da prática de furto de produtos agrícolas.
De acordo com a força de segurança, os homens são a maioria dos detidos (26), com idades entre os 19 e os 65 anos, tendo sido ainda identificado um menor, de 15 anos, por suspeita de furto.
A "grande maioria" dos detidos, mais precisamente 29 pessoas, tem nacionalidade portuguesa, refere a GNR, acrescentando os suspeitos residem, sobretudo, nos concelhos de Elvas e Campo Maior, onde ocorreu a maioria dos furtos.
No global da operação, e desde 2012, a GNR deteve no distrito de Portalegre 102 pessoas e apreendeu mais de 18 toneladas de azeitona.

 

Sugerir correcção
Comentar