Recorde de receitas na Bundesliga em 2012-13

Em conjunto, clubes do campeonato alemão registaram receitas e despesas acima dos dois mil milhões de euros.

Foto
Andrew Yates/AFP

As receitas dos clubes que compõem o principal campeonato alemão de futebol atingiram um valor recorde em 2012-13, depois de aumentarem pela nona temporada seguida. No conjunto, as 18 equipas registaram receitas de 2,17 mil milhões de euros, mais 91 milhões de euros do que na época anterior, o equivalente a um aumento de 4,4 por cento.

Segundo o relatório da Liga Alemã de Futebol, a entidade que organiza a competição, 12 dos clubes da Bundesliga tiveram lucro em 2012-13, tantos como em 2010-11 e mais cinco do que em 2009-10, mas menos dois do que em 2011-12.

Coincidindo com o aumento do interesse estrangeiro na Bundesliga, as receitas com os direitos de transmissão televisiva subiram mais de 70 milhões, para os 619 milhões de euros.

“A Bundesliga está a ter êxito na conjugação entre o nível desportivo e a racionalidade económica, especialmente comparado com outros na Europa”, referiu Christian Seifert, administrador da Liga Alemã.  A Premier League é o único campeonato que supera o alemão em receitas.

Mas o relatório também indica que as despesas também bateram recordes. Em relação á temporada anterior, subiram 83 milhões, até aos 2,1 mil milhões de euros. Os custos com salários de jogadores e equipas técnicas é de longe a parcela mais penalizadora para os clubes (847 milhões de euros).

A Bundesliga, que teve dois representantes (Bayern e B. Dortmund) na final da última Liga dos Campeões, apresentou um EBITDA de 21,3 milhões de euros.

Apesar de uma ligeira descida em relação à época anterior, que a Liga Alemã justifica com a existência de sete equipas com estádios com lotação inferior a 30 mil lugares, a Bundesliga, registou em 2012-13 uma média de 41.914 espectadores por jogo, a terceira maior da sua história. Neste aspecto, o campeonato alemão continua a ser líder na modalidade.

A Bundesliga 2, a propósito, conseguiu uma média por jogo de 16.926 espectadores.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar