Português vence concurso de fotografia da revista "Photo"

O escritor e fotógrafo português conseguiu o primeiro prémio na categoria “Emotions Partagées”, do “Le Plus Grand Concours Photo Du Monde”, com imagem de um combate regional de boxe

Foto
Francisco Salgueiro

Uma fotografia tirada durante um campeonato regional de boxe, em Loures, valeu a Francisco Salgueiro o primeiro prémio na categoria “Emotions Partagées” de um concurso anual da revista “Photo”. Em Abril de 2013, no Pavilhão Casal Privilégio daquela cidade, Francisco, de 40 anos, retratou “o momento em que é decretado o vencedor num combate entre dois jovens adolescentes”, pode ler-se em comunicado.

O fotógrafo — que também é escritor e publicou “Homens Há Muitos” e “O Fim da Inocência”, ambos pela Leya — conseguiu mostrar “na perfeição a mistura de emoções”, descreve o júri do concurso. “Explosão de felicidade de um jovem vencedor, decepção acentuada do perdedor. Até o árbitro parece sentir-se tocado com o duelo. O ângulo de visão cria a intimidade. O preto e branco acentua as posturas. É soberba!”

O “Le Plus Grand Concours Photo Du Monde” acontece anualmente e é dinamizado pela “Photo”, uma revista que há mais de 35 anos se dedica a revelar “as melhores produções fotográficas”. Só em 2013 foram enviadas para concurso mais de 50 mil fotografias, de profissionais de 70 países diferentes.

Foto

Este não é, contudo, o primeiro prémio que Francisco — para quem “uma fotografia, como um romance, conta uma história” — recebe. Em 2012, teve duas fotografias do “top 15” do Mashable, na categoria “silhuetas”. Trabalha como “freelancer” em fotografia e é habitualmente publicado na “Vogue”, além de colaborar com a agência Demotix.

Sugerir correcção
Comentar