Sega Worldwide Soccer: desaparecido em combate

Os estádios em 3D eram facilmente reconhecidos, os equipamentos extremamente parecidos com os verdadeiros e as animações soberbas

Foto
DR

Na quinta geração de consolas, os jogos de futebol foram trocando progressivamente formas de representação como as usadas em SWOS ou Kick Off por outras mais inovadoras. Claro que estamos a falar de uma época em que o FIFA da EA, ainda não era rei deste género, e o PES da Konami existia somente na forma de esboço (ISS). Por esta altura já havia um par de jogos de futebol que mostraram algumas direcções interessantes. Títulos como Actua Soccer (1995) e International Victory Goal (1995) eram boas propostas, mas faltava qualquer coisa para ganharem o estatuto de lendas. Em 1996, a Sega lançou uma resposta a este desafio com o Sega Worldwide Soccer ‘97 (SWWS). Rapidamente o título tornou-se num dos "system seller" da Sega Saturn.

Numa primeira análise, Sega Worldwide Soccer destacou-se por ter uma vivacidade gráfica bastante inovadora para a época. Os estádios em 3D eram facilmente reconhecidos, os equipamentos extremamente parecidos com os verdadeiros e as animações soberbas. O único senão eram os nomes dos jogadores que não estavam correctos (mas nada que o “editor” não resolvesse).

Em 1997, a Sega refinou o motor de jogo e surgiu a desejada sequela, desta vez não só com selecções, mas também com clubes. Apareceu assim, Sega Worldwide Soccer ‘98, e tal como o seu antecessor tornou-se imensamente popular. Ainda me lembro de ouvir esta conversa numa loja em que estavam a “testar” o jogo. Dois amigos falavam entre si, e um deles dizia: “Agora vou ensinar-te a finta do Rui Costa!”. A reputação do realismo que o título possuía resume-se praticamente nesta pequena frase.

Nos anos seguintes, a produtora nipónica adiantou-se na sexta geração e apareceu a Dreamcast. Naturalmente que Worldwide Soccer acompanhou a mudança e surgiu a sua versão para este sistema (Sega Worldwide Soccer 2000). Infelizmente, em termos de jogabilidade, o jogo demonstrou estar uns patamares abaixo da concorrência.

Em Junho de 2000, tentando corrigir alguns erros, e ao mesmo tempo aproveitar a euforia do Euro 2000, apareceu uma nova versão — SWWS 2000: Euro Edition. Isto numa época em que o FIFA começou a demonstrar o seu poderio, e o PES não estava muito longe.

Quando em 2001 a Sega retirou a Dreamcast do mercado, e passou a focar-se só em jogos, estranhamente Worldwide Soccer também desapareceu. A marca optou antes por continuar a desenvolver videojogos de futebol mais arcade (como a série Virtua Striker), deixando a simulação realista de lado.

Ainda hoje ninguém sabe nada dum possível regresso de Worldwide Soccer. O que é lamentável. Nem em compilações de “retrogaming”, nem em versões para lojas virtuais, ou um possível “reboot”… Enfim, nada. Sinceramente acho que a série tinha potencial, e para grande pena minha continua “desaparecida em combate”.

Sugerir correcção
Comentar