Jovens cientistas debatem "fuga de cérebros" em Serralves

“Migrações científicas — ir e voltar” é o tema da segunda edição do GraPE2013, que decorre no dia 21 de Dezembro, em Serralves, no Porto. Inscrição custa cinco euros

Foto
Jason Reed/Reuters

Quais são as implicações sociais da saída de graduados portugueses para o estrangeiro? Esta vai ser a questão em debate na segunda edição do Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro (GraPE2013), que decorre na tarde do dia 21 de Dezembro no Museu de Serralves, no Porto. 

A iniciativa é promovida pela PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom), que se juntou à PAPS (Portuguese American Post-graduate Society) e à AGRAFr (Association des Diplômés Portugais en France) para promover a interacção entre os graduados portugueses, tanto em Portugal como no estrangeiro.

O evento, lê-se no site, pretende abordar três tópicos principais: qual a vantagem competitiva que um período de qualificação no estrangeiro confere na integração no mercado de trabalho português, como podem os portugueses no estrangeiro contribuir para o crescimento da sociedade portuguesa e que soluções e incentivos são necessários para garantir o retorno da emigração qualificada.

O professor e investigador Carlos Fiolhais, a deputada europeia Maria da Graça Carvalho e o sociólogo João Teixeira Lopes (cronista do P3) são alguns dos nomes já confirmados. As inscrições para o GraPE2013 terminam a 16 de Dezembro e podem ser realizadas online, com um custo de cinco euros.

Sugerir correcção
Comentar