Nove finalistas disputam o Prémio EDP Novos Artistas 2013

Foto
João Pinharanda, João Pinharanda, crítico de arte e programador da Fundação EDP na montagem da exposição dos vencedores de uma das edições anteriores Nuno Ferreira Santos

Nove finalistas vão disputar a 10.ª edição do Prémio EDP Novos Artistas, no valor de 15 mil euros, e o vencedor será anunciado a 27 de Janeiro de 2014, disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte da organização.

De acordo com a Fundação EDP, os artistas seleccionados são Ana Santos, João Ferro Martins, João Mouro, Luís Lázaro Matos, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Musa paradisíaca, Pedro Henriques, Sandro Miguel Ferreira e Tiago Baptista.
Musa paradisíaca é um projecto artístico criado em 2010 por Eduardo Guerra e Miguel Ferrão, enquanto Mariana Caló e Francisco Queimadela também trabalham como dupla desde 2010.

Os finalistas foram seleccionados entre um total de 567 candidaturas por um comissariado constituído por Filipa Oliveira e Sérgio Mah, ambos comissários independentes, e João Pinharanda, crítico de arte e programador da Fundação EDP.
Estes nove artistas vão disputar a 10.ª edição do Prémio EDP Novos Artistas, iniciativa bienal organizada pela Fundação EDP que tem por objectivo “promover a criação artística e distinguir os valores emergentes da arte contemporânea portuguesa”.

Os trabalhos dos finalistas vão ser apresentados numa exposição que inaugura a 12 de Dezembro na Galeria da Fundação EDP no Porto, e na Casa da Música.

Um júri internacional será ainda designado para escolher o vencedor, segundo a Fundação EDP.
O valor do prémio, de acordo com o regulamento, deverá ser aplicado pelo artista no prosseguimento ou aprofundamento dos seus estudos, ou na concretização de um projecto artístico específico.

Sugerir correcção
Comentar