Start-up que cria "apps" académicas vence prémio de empreendedorismo

A Top Research, que cria ferramentas para facilitar a produtividade no trabalho, foi distinguida na 14.ª edição do Prémio Jovem Empreendedor da ANJE. Prémio tem um valor de 30 mil euros

Foto
Top Files ultrapassou o meio milhão de “downloads” em apenas dois meses DR

A Top Research, start-up criada em 2012 por Nelson Pereira e Miguel Jesus, é a vencedora da 14.º Prémio Jovem Empreendedor da ANJE — Associação Nacional de Jovens Empresários. O prémio foi atribuído esta sexta-feira, 22 de Novembro, numa gala realizada na Alfândega do Porto.

A empresa propõe-se “revolucionar métodos de estudo, investigação e trabalho”, desenvolvendo um conjunto aplicações para iPhone e iPad que querem dar resposta “às necessidades de 150 milhões de pessoas em todo o mundo”, lê-se em comunidade da ANJE.

Top Files”, a aplicação de gestão de ficheiros com a qual a empresa se lançou no mercado e que custa 3,59 euros, ultrapassou o meio milhão de “downloads” em apenas dois meses — atingindo, assim, os tops da AppStore em 40 paíes.

Da família Top Research fazem ainda parte outras duas aplicações. “Top Writer” é um processador de texto académico para dispositivos móveis com características especiais como “gestão automática de bibliografia, ‘cite while you write’ e compatível com Microsoft Word (5,49 euros). Já a “Top Presenter”, ainda não disponível, deverá ser a primeira, segundo Nelson Pereira, a “criar uma apresentação digital automaticamente, a partir de um documento de texto”.

Os criadores da Top Research tem direito a um prémio no valor de 20 mil euros e a “um conjunto integrado de apoios no valor de dez mil euros”: um ano de incubação numa das infra-estruturas da ANJE, suporte promocional, oferta de uma pós-graduação e acesso a “instrumentos e programas de incentivo financeiro”.

Criado em 1998 para distinguir “projectos ‘seed capital’ (ideias/protótipos que se podem tornar empresas)” ou start-ups na área do empreendedorismo e inovação, o Prémio Jovem Empreendedor já apoiou a Critical Software, a Central Casa, a Crioestaminal e a Master Blank, entre outras.

Sugerir correcção
Comentar