PlayStation 4 chega quando em Portugal se compram menos jogos

Facturação com jogos para consolas caiu 17% nos primeiros nove meses do ano.

A consola vai custar 399 euros
Foto
A consola vai custar 399 euros David McNew/Reuters

Nesta sexta-feira, os EUA serão o primeiro país a receber a nova consola da Sony, que chega sete anos depois da antecessora. Em Portugal, a PlayStation 4 será posta à venda no dia 29 deste mês, numa altura de crise e quando a compra de jogos para consolas está em queda.

Ao longo dos primeiros nove meses deste ano, foram vendidas 969 mil cópias de jogos para consolas em Portugal, de acordo com números dados ao PÚBLICO pela consultora GfK. Isto significou uma facturação de 25,7 milhões de euros, um valor 17% abaixo do registado nos nove primeiros meses de 2012. No ano passado, tinham sido vendidos um milhão e 198 mil jogos para consolas, representando 31,1 milhões de euros. A venda de jogos para PC, que é significativamente menor, também caiu em 2013, segundo a informação da GfK.

A nova PlayStation vai custar 399 euros, menos 100 do que a concorrente Xbox One. Traz um novo comando, que inclui uma área sensível a gestos e um botão para partilhar online, em vídeo, momentos do jogo  esta é a era da Internet social, uma realidade que estava ainda a despontar quando o anterior modelo foi lançado, em 2006. Os utilizadores poderão também fazer uma transmissão via Internet enquanto estão a jogar, para que outras pessoas possam acompanhar o desenrolar do jogo.

A capacidade gráfica e de processamento foi melhorada no novo modelo e o processador é agora semelhante ao que equipa muitos computadores, numa tentativa de simplificar o processo de criação de jogos e conseguir um maior leque de títulos. Uma nova funcionalidade permitirá continuar os jogos na consola portátil da Sony, a PlayStation Vita, e, através de uma aplicação, smartphones e tablets poderão ser usados como segundos ecrãs, com funcionalidades complementares ao ecrã da televisão.

O lançamento de uma consola doméstica é um acontecimento relativamente raro, havendo vários anos de intervalo entre dois modelos. Quando são lançadas novas consolas domésticas, o sector fala de uma nova geração. A Nintendo lançou a sua consola de oitava geração, a Wii U, no final do ano passado. A Sony fá-lo agora, pouco antes de a Microsoft colocar no mercado a Xbox One, que se estreia em alguns mercados a 22 de Novembro, mas que só em 2014 chegará a Portugal.