Pires de Lima quer empreendedorismo como disciplina de ensino obrigatório

Medida faz parte do documento de Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento e Emprego.

Foto
Pires de Lima diz que ideia já foi abordada com o Ministério da Educação Rui Gaudêncio

O ministro da Economia, António Pires de Lima, defendeu nesta terça-feira que o empreendedorismo deverá ser uma disciplina de ensino obrigatório. Pires de Lima falava na Assembleia República, nas comissões de Orçamento, Finanças e Administração Pública e de Economia e Obras Públicas, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2014 (OE2014).

Sobre empreendedorismo, depois de uma ronda de perguntas de 30 deputados, Pires de Lima disse que tinha o objectivo de “fazer do empreendedorismo uma disciplina de ensino obrigatório”. Adiantou mesmo que esta ideia já foi abordada com o Ministério da Educação.

O governante considerou importante que os jovens, desde cedo, tenham formação na área do empreendedorismo.
“Estamos muito apostados em constituir uma forte rede mentores” de empreendedorismo para dinamizar o sector empresarial, lembrando que “por cada empresa que morre duas são criadas”.

Essa medida faz, aliás, parte da Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento e Emprego 2014-2020, aprovada na quinta-feira passada em Conselho de Ministros. De acordo com o documento, haverá a “integração de competências de empreendedorismo nos programas de ensino da escolaridade obrigatória”, para dar um “contributo significativo para a qualificação dos empreendedores do futuro” e “fomentar uma cultura de valorização e reconhecimento do empreendedorismo”. A meta temporal associada à medida é o segundo trimestre de 2014.

 

Sugerir correcção
Comentar