Sol de Inverno faz com que a SIC alcance valores só registados no início do milénio

Telenovela portuguesa é protagonizada por Rita Blanco e Maria João Luís.

Foto
Sol de Inverno é uma das principais apostas da SIC para o horário nobre. DR

Foi no passado dia 16 de Setembro que estreou Sol de Inverno, telenovela da estação de televisão SIC, da autoria de Pedro Lopes, autor português galardoado com um Emmy internacional por Laços de Sangue, co-produção do canal de Carnaxide com a gigante brasileira Globo. Sol de Inverno é encabeçada por Rita Blanco, que este ano fez furor ao protagonizar o êxito de bilheteira A Gaiola Dourada, e Maria João Luís, actriz veterana que foi presença habitual nos produtos de ficção da TVI nos últimos anos.

Segundo o gabinete de Comunicação da SIC, Sol de Inverno estreou com mais de um milhão e 800 mil telespectadores, o que correspondeu a uma quota de mercado de 37.9%, valores que já não se verificavam desde 2001, aquando da estreia da novela brasileira Porto dos Milagres. Para Ângelo Rodrigues, que dá vida ao ilustrador Simão, as razões por detrás do sucesso do enredo são bastante claras: "Acho que o principal factor é a identificação. As pessoas gostam de ver as suas vidas reflectidas no ecrã. Apesar de ser um género aspiracional - toda a gente quer ter um romance de cortar a respiração - os temas que mais preocupam as pessoas estão bastante visíveis." Rui Neto, que interpreta o parceiro da personagem de Ângelo Rodrigues, Nuno Mendes, corrobora a opinião do colega: "A história possui muita qualidade, assim como toda a parte técnica de realização e iluminação."

A trama de Sol de Inverno tem como factor catalisador um equívoco que se demonstra devastador para a vida da personagem de Rita Blanco, Sofia Bívar. Sofia e Laura Teles de Aragão (Maria João Luís) são co-proprietárias da BOHEME, marca de calçado lusitana que tem alcançado bastante sucesso em Portugal e no mercado internacional. A vida das duas sócias decorre de forma tranquila até ao dia em que o marido de Laura, Francisco (Ricardo Carriço), sofre um grave acidente que lhe provoca morte cerebral. Posteriormente, um conjunto de peripécias farão com que Laura se convença de que o companheiro mantinha um relacionamento extramatrimonial com a melhor amiga Sofia. Cega por vingança, Laura monta uma armadilha a Sofia que a obriga a fugir do país com o marido Álvaro (João Reis). Embora inocente, Sofia só obtém a absolvição cinco anos depois, e regressa a Portugal com sede de justiça. A heroína promete fazer tudo o que estiver ao seu alcance para fazer Laura pagar pelos crimes que cometeu.
 
"Quando se junta talento e empenho o resultado só pode ser muito bom", constatou o actor Pedro Sousa ao PÚBLICO. Sol de Inverno tem como principar concorrente a adaptação portuguesa do formato chileno Hijos del Monte na TVI, Belmonte. Porém, o intérprete por detrás do co-protagonista Salvador Teles de Aragão demonstra-se confiante quando confrontado com este embate: "Belmonte irá certamente ter impacto, mas acredito profundamente no nosso projecto e sei que tem tudo para manter a linha de sucesso iniciada e a liderança da SIC, a nível de ficção."



Sugerir correcção
Comentar