O primeiro empate da Holanda e a primeira derrota da Bósnia

Matic teve um regresso infeliz à selecção da Sérvia, que empatou em casa com a Croácia.

Foto
A Estónia foi a primeira a roubar pontos à Holanda Reuters

No dia em que Nemanja Matic teve um regresso aziago à selecção da Sérvia num jogo escaldante e em que a Ucrânia quase chegou aos dois dígitos frente a São Marino (9-0), a Holanda (a única selecção imaculada à partida para esta jornada) deixou fugir os dois primeiros pontos na fase europeia de qualificação para o Mundial de 2014, que terá lugar no Brasil.

A modesta selecção da Estónia pode orgulhar-se de ter sido o primeiro adversário nesta caminhada a travar os holandeses, que sofreram neste jogo, em Talin, tantos golos como nos seis anteriores. Cortesia de Konstantin Vassiljev, médio ofensivo que acertou na baliza aos 18’ e aos 56’. A Holanda aproveitou os antípodas da partida para garantir o empate: marcou logo aos 2’, por Arjen Robben, e salvou um ponto aos 90+4’, por Van Persie, na conversão de uma grande penalidade.

E se este empate não compromete minimamente a vitória da selecção de Louis Van Gaal no Grupo D (a vantagem sobre a Roménia é de seis pontos), o mesmo não poderá dizer-se do deslize da França em Tbilisi. A Geórgia impôs a Ribéry e companhia um empate (0-0) duro de digerir e quem aproveitou foi a Espanha (venceu a Finlândia por 2-0), para se isolar ainda mais na liderança e praticamente empurrar os franceses para o play-off.

Aproveitando o mote das escorregadelas, a Bósnia — líder incontestada do Grupo G — averbou também a primeira derrota desta fase de apuramento, ao cair em casa aos pés da Eslováquia, que bem pode agradecer a Viktor Pecovsky (77’) um triunfo que poderia tê-la aproximado do segundo lugar, não fora o triunfo da Grécia. Ainda assim, a selecção orientada por Fernando Santos sofreu para bater o modesto Liechtenstein, num jogo com duas expulsões e um só golo (de Mitroglou, aos 72’).

Golos foi ingrediente que não faltou no Grupo H, onde o marcador funcionou em 15 ocasiões, nove das quais num jogo apenas. E não será difícil adivinhar qual a selecção que funcionou como bombo da festa. São Marino, pois claro, equipa que foi cilindrada pela Ucrânia, terceira classificada do grupo e a autora da maior goleada até à data (a Inglaterra, que também goleou a Moldova nesta jornada, tinha vencido por 8-0).

Matic expulso em Belgrado
Num jogo de rivalidade extrema, em Belgrado, Sérvia e Croácia acabaram por anular-se (1-1), o que permitiu à Bélgica ganhar ainda maior vantagem no comando do Grupo A. Os sérvios, com quatro jogadores do Benfica de início (Fejsa, Matic, Djuricic e Markovic), viram-se em desvantagem aos 53’, quando Mandzukic inaugurou o marcador, mas repuseram a igualdade 13 minutos depois, pelo avançado do Anderlecht Aleksandar Mitrovic.

O resultado não faz grande mossa nas aspirações da equipa da casa, que já está muito distante dos dois primeiros lugares, e acaba por se justificar, até porque até nas expulsões os dois vizinhos empataram. Nemanja Matic, de regresso à selecção após um longo período de afastamento por incompatibilidades com a equipa técnica, viu o segundo amarelo aos 75’, enquanto, do outro lado do campo, Simunic foi admoestado com vermelho directo cinco minutos mais tarde.
 
 

Sugerir correcção
Comentar