BE retira confiança à candidatura em Elvas, após denúncias por parte da SOS Racismo

Comentários xenófobos num blogue associado à campanha levaram SOS Racismo a protestar junto do partido.

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou nesta quinta-feira ter retirado a confiança política e apoio à candidatura do partido à Câmara de Elvas, após denúncia da SOS Racismo de comentários xenófobos num blogue alegadamente de apoio à campanha.

“A direcção do BE retira a confiança política à candidatura, à qual deixará de emprestar todo e qualquer apoio”, seja “técnico, logístico, financeiro”, revelou o partido, em comunicado enviado à agência Lusa. Segundo o BE, as consequências desta decisão devem agora ser “cumpridas e aplicadas” pela distrital de Portalegre e pela concelhia de Elvas do partido.

A retirada de confiança política por parte da direcção do BE à candidatura autárquica a Elvas, liderada por Francisco Castelo, surge na sequência de uma denúncia do SOS Racismo. Esta organização acusou, na quarta-feira, a candidatura do BE à câmara daquela cidade alentejana de publicar “textos racistas” contra a etnia cigana no seu “blogue de campanha”.

Em causa estava o blogue www.blocoesquerdaelvas.blogspot.pt, que a Lusa confirmou nest quinta-feira ter sido eliminado, mas que, segundo o SOS Racismo, era “de apoio à candidatura de Francisco Castelo”.

Contudo, o responsável pela coordenadora distrital de Portalegre do BE, Paulo Cardoso, disse à Lusa, na quarta-feira, que o blogue não era oficial, nem estava ligado ao candidato a Elvas, e que os textos já tinham sido retirados.
Essa página, referiu o SOS Racismo, apresentava “textos racistas”, alegadamente publicados no início de Fevereiro e no final de Agosto.“ Os textos imputam vários comportamentos ilícitos à comunidade cigana” residente em Elvas, “acusando-a de se dedicar a roubos, de não pagar impostos, nem de trabalhar”, exemplificou a organização.A

direcção nacional do BE explica ter tomado conhecimento, na quarta-feira, “do teor de alguns comentários xenófobos” feitos “num site de apoio à candidatura autárquica” do partido a Elvas. “Apesar de se tratar de opiniões pessoais do seu autor, o BE entende ser necessário condenar a sua inscrição num site de uma candidatura apoiada pelo Bloco e fazer uma clara demarcação face ao teor inaceitável dos referidos comentários”, justifica o partido.

O Bloco de Esquerda realça ainda que não pode apoiar “qualquer candidatura com textos xenófobos” numa página de apoio, pois, desde a sua fundação, o partido “bate-se contra todas as formas de discriminação baseadas na cor, meio social, etnia ou orientação sexual”.

A Lusa tentou, durante a manhã desta quinta-feira, contactar telefonicamente o candidato Francisco Castelo e o coordenador distrital de Portalegre do BE, mas as várias tentativas revelaram-se infrutíferas. Além de Francisco Castelo, os candidatos à câmara, actualmente liderada pelo socialista Rondão Almeida, são o actual vice-presidente do município, Nuno Mocinha (PS), Tiago Abreu (CDS-PP) e José Batista (CDU).
 

Sugerir correcção
Comentar