SOS Racismo acusa candidatura do BE a Elvas de racismo, BE nega

O SOS Racismo acusou hoje a candidatura autárquica do Bloco de Esquerda (BE) a Elvas de publicar “textos racistas” contra a etnia cigana no seu “blogue de campanha”, mas o partido negou o cariz oficial da página.

Em comunicado enviado nesta quarta-feira à agência Lusa, o SOS Racismo alude ao blogue www.blocodeesquerdaelvas.blogspot.pt, referindo tratar-se de uma página “de apoio à candidatura de Francisco Castelo”, que lidera a lista do BE à Câmara de Elvas nas autárquicas de 29 de Setembro.

Essa página, segundo a organização, que diz ter sido alertada para a situação, “apresenta textos racistas”, os quais, alegam, foram publicados no início de Fevereiro e no final de Agosto.

“Os textos imputam vários comportamentos ilícitos à comunidade cigana” residente em Elvas, “acusando-a de se dedicar a roubos, de não pagar impostos, nem de trabalhar”.

Como exemplo, o SOS Racismo diz que, num dos textos, “os autores do blogue” referem-se à comunidade de etnia cigana afirmando que “não paga impostos”, “não trabalha”, “recebe dinheiro do Estado”, “rouba onde lhe apetece”.

“O discurso é assumidamente racista e inaceitável”, argumenta a organização, repudiando o conteúdo deste blogue e revelando que vai fazer uma participação desta situação “às entidades competentes, para averiguação de responsabilidades”.

Além disso, pode ler-se no comunicado, o SOS Racismo exige “da parte do Bloco de Esquerda uma tomada de posição urgente sobre esta matéria”.

Contactado pela Lusa, o responsável pela coordenadora distrital de Portalegre do BE, Paulo Cardoso, lamentou o sucedido, mas afiançou que o referido blogue não é oficial, nem está ligado ao candidato a Elvas.

“É um blogue que se apresenta como sendo da concelhia de Elvas do BE, mas é apenas feito por um dos elementos dessa concelhia, não é uma página oficial do partido”, disse.

Contudo, assumindo a “inteira responsabilidade” pela situação, Paulo Cardoso explicou que os conteúdos a que o SOS Racismo alude “já foram retirados do blogue”, a pedido do partido.

“Não queremos que isto se repita e vamos pedir ao autor que feche o blogue ou que elimine os símbolos do BE nessa página, porque o partido não deu qualquer autorização para que aí fossem colocados”, avançou.

A Câmara de Elvas é presidida pelo histórico autarca socialista Rondão Almeida, que não se pode recandidatar devido à lei de limitação de mandatos, sendo o cabeça-de-lista do PS à Assembleia Municipal de Elvas.

Além do “bloquista” Francisco Castelo, os candidatos à câmara são o actual vice-presidente do município, Nuno Mocinha (PS), Tiago Abreu (CDS-PP) e José Batista (CDU).
 
 

Sugerir correcção
Comentar