Color+City="Mais cor, por favor"

O Color+City é um projecto que promete transformar as cidades e dar-lhes mais vida. O slogan da iniciativa é bem explícito: "Mais cor, por favor"

Color+City é uma iniciativa originária de São Paulo, mas que se está a expandir por outras cidades do globo. A ideia é dar outra roupagem às cidades, colorindo-as. Uma rede que junta artistas e proprietários que tenham espaços para pintar: esta é a chave para uma cidade transformada.

De um lado, há quem faça a doação de um muro ou fachada. Do outro, há quem se ofereça para pintar. A ideia nasceu através de Gabriel Pinheiro e Victor Garcia, dois entusiastas da "street art", e conta com o apoio de vários artistas, como Speto ou Thiago Toes. As empresas criativas, incluindo a Google, abraçaram o projecto e trouxeram maior visibilidade à iniciativa.

A plataforma é simples. Primeiro, têm de ter uma conta no Google +, onde também estão disponíveis galerias e novos "posts" do Color+City. Os proprietários de espaços disponíveis têm de incluir a morada e fazer "upload" das fotos do espaço a pintar. Aos artistas basta-lhes escolher o espaço para a sua obra, sendo que, depois de reservado, têm 35 dias para colorir a tela citadina.

PÚBLICO -
Foto
Trabalho de Leonardo Borges Color+City

O objectivo dos criadores é acabar com o cinzentismo de São Paulo e criar um museu a céu aberto. Mas não se fica por aqui. Mais do que pintar os muros e transformar a estética da cidade, o movimento quer conectar as pessoas com o espaço onde vivem e deixar um legado positivo na cidade.

Por agora, São Paulo ainda é o berço deste projecto e o local com mais projecção, mas já há murais espalhados por vários cantos do globo. No entanto, não são só os artistas que são chamados a intervir culturalmente. Qualquer interessado pode requisitar um espaço (de cada vez), tendo somente que seguir o lema: "Mais cor, por favor".

Sugerir correcção