"Bora" fazer um jogo tipo Donkey Kong?

A Pixel Press é uma aplicação que permite fazer um jogo à antiga, sem ser necessário programar

Foto
DR

Lembram-se de jogar os jogos Nintendo Game & Watch? Pois eu lembro-me! Na verdade nunca tive nenhum, os anos 80 foram difíceis. Aquela conversa de que vivíamos acima das nossas possibilidades não é bem verdade.

Mas de volta aos jogos... Não tive nenhum Nintendo Game & Watch mas joguei nos dos amigos e a imagem que imediatamente me vem à cabeça é o Donkey Kong... Donkey Kong na jaula ou Donkey Kong e os barris, este já com dois ecrãs!

Não tive um Nintendo Game & Watch mas tive um destes. Aqui há uns anos andei há procura dele no ebay... Encontrei mas não comprei... O leilão acabou por 49 dólares (ainda tenho o link no email). Mas uns anos antes comprei um Game & Watch Parachute para oferecer ao meu marido porque o dele tinha-lhe sido roubado quando era miúdo e ficou a nostalgia.

E se estivesse ao nosso alcance fazer um jogo destes? Pois... e está mesmo!

Foto

A Pixel Press é uma app que permite fazer isso mesmo, sem ser necessário programar. Para isso disponibiliza um Sketch Kit que se pode imprimir em casa e que é a base para desenhar os jogos. O Skecth Kit é composto pelas instruções e por uma folha com uma grelha, é nesta grelha que se dá largas à imaginação. Além do Kit é necessário um lápis. Ah... e também uma borracha para os enganos e indecisões, um afia para manter o lápis a desenhar um risco bem marcado e uma régua para aqueles a quem a mão treme. Para fazer o upload do desenho basta tirar uma fotografia com o iPhone ou iPad. Se a aplicação não entender alguma parte do desenho, a mesma é identificada. Depois é só corrigir o desenho e fazer "upload" novamente.

A seguir vem a fase de testes onde é necessário verificar se o jogo é jogável segundo as premissas de jogo que são transversais a todos os jogos criados através da aplicação. Finalmente, chega a parte de customização do jogo onde se define o "background" e a música e se escolhe o herói e outros elementos do jogo. Feito o jogo é só publicá-lo e fica disponível para qualquer pessoa jogar. Promete ser divertido...

Para os saudosistas dos anos 80, para miúdos e graúdos que gostavam de fazer um jogo mas não sabem programar, para pais e filhos desenharem aventuras em conjunto, para professores e alunos trabalharem a motricidade e a criatividade.

A app é um produto da Roundthird e será lançada neste inverno para iOS e lá para o meio de 2014 estará disponível para Android. A aplicação foi “crowdfunded” através do Kickstarter entre Maio e Junho deste ano, tendo reunido 108,950 dólares e está à venda por 10 dólares.

E vocês jogaram jogos electrónicos nos anos 80? Ou já são do tempo das consolas em que a consola é a mesma, o jogo é que muda?

Sugerir correcção
Comentar