Clubes ingleses batem recorde de gastos em transferências

Equipas da Premier League despenderam 742 milhões de euros neste Verão.

Foto
A saída de Ozil do Real Madrid para o Arsenal foi um dos negócios mais surpreendentes do Verão GERARD JULIEN/AFP

Nunca os clubes ingleses tinham despendido tanto dinheiro na contratação de jogadores no mercado de Verão. Segundo a Delloite, as equipas da Premier League gastaram 630 milhões de libras (742 milhões de euros), batendo o recorde de 2008, ano em que usaram 500 milhões de libras (589 milhões de euros) na compra de futebolistas.

“A história deste mercado de Verão é de novos recordes: um novo recorde para os gastos da Premier League, bem como um novo recorde no valor de uma transferência”, disse Dan Jones, responsável da Delloite, citado pela BBC.

Dan Jones refere-se à transferência de Gareth Bale, do Tottenham para o Real Madrid, que, segundo a imprensa inglesa, atingiu os 100 milhões de euros. O jornal espanhol El País também cita fontes do Tottenham, dando conta de um valor dessa ordem, o que faz desta a transferência mais alta de sempre, batendo os 94 milhões de euros que o Real Madrid pagou ao Manchester United por Cristiano Ronaldo – a generalidade da imprensa espanhola, no entanto, tem referido 91 milhões de euros, colocando Bale como o segundo mais caro de sempre.

Independentemente do valor real do negócio Bale, este Verão ficará na memória como tempo de negócios milionários, que serviram para renovar a lista das transferências mais altas de sempre.

Além de Bale, registo para mais três contratações que entram directamente para o top ten das mais caras: o PSG pagou 64,5 milhões ao Nápoles por Cavani, o Mónaco gastou 60 milhões na aquisição de Falcao ao Atlético de Madrid e o Barcelona pagou 57 milhões para ter Neymar, ex-jogador do Santos.

A Liga inglesa acabou por ser a mais gastadora, graças a alguns negócios de última hora: Ozil chegou ao Arsenal por 50 milhões de euros e Marouane Fellaini foi contratado pelo Manchester United ao Everton, por 32 milhões de euros.

A seguir à Liga inglesa, destacaram-se as compras da Liga espanhola e da Série A italiana (ambas com 394 milhões de euros), a Liga francesa (370) e a Liga alemã (270 milhões). A Delloite não divulgou dados sobre a Liga portuguesa, mas, segundo o site Transfermarkt, os clubes portugueses terão gasto cerca de 70 milhões de euros, sendo que FC Porto e Benfica são responsáveis por cerca de 60 milhões.

Olhando para os dados por clubes, o Real Madrid foi o mais gastador, apesar de até ter feito a maior venda da sua história (Ozil ao Arsenal por 50 milhões de euros). Segundo o Transfermakt, o clube presidido por Florentino Pérez gastou mais de 170 milhões de euros, seguido pelo Mónaco (166), Tottenham (121), Manchester City (116) e PSG (110).

Do lado dos clubes vendedores, os russos do Anzhi fizeram o maior encaixe (136 milhões), graças às vendas de Willian ao Chelsea (38 milhões) e de vários outros jogadores (Denisov, Lassana Diarra ou Kokorin) no mercado russo.

O Tottenham foi o segundo na lista das vendas (127 milhões), à frente do Real Madrid (114), da Roma (104) e do Sevilha (90). O FC Porto, graças às vendas de Moutinho e James ao Mónaco, surge no sétimo posto, com um encaixe de 74 milhões.

Sugerir correcção
Comentar