Sondagem dá vitória esmagadora a Costa em Lisboa

Actual presidente reúne metade das intenções de voto.

Foto
António Costa Enric Vives-Rubio

Nove ou dez vereadores para António Costa, cinco ou seis para Fernando Seara. É esta a projecção de um estudo de opinião da Eurosondagem para o Expresso e a SIC.

Segundo esta sondagem, António Costa (candidato socialista) reúne 50,5% das intenções de voto, enquanto Fernando Seara (candidato da coligação PSD/CDS/MPT) se fica pelos 29,5%. Seguem-se o comunista João Ferreira (8,8) e o bloquista João Semedo (6,3), ambos com projecção de um vereador.

A sondagem realizada a 4 e 5 de Agosto dá cerca de dois terços dos votos na capital aos partidos da esquerda.

Ficha técnica
Estudo de opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A., para o Expresso e SIC, nos dias 4 e 5 de Agosto de 2013. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente no concelho de Lisboa, e habitando lares com telefone da rede fixa. Foram efectuadas 825 tentativas de entrevistas e, destas, 118 (14,3%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. A escolha do lar foi aleatória e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma resultou, em termos de sexo, feminino - 52,2%; masculino - 47,8%, e no que concerne à faixa etária, dos 18 aos 30 anos - 17,1%; dos 31 aos 59 - 49,8%; com 60 anos ou mais - 33,1% num total de 707 entrevistas validadas. O erro máximo da amostra é de 3,68%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.