Sismo de magnitude 3,5 sentido nos Açores

Tremor de terra ocorrido esta madrugada foi sentido no Pico e no Faial.

Foto
Sismo foi sentido no Pico e no Faial Nuno Ferreira Santos

Um sismo com magnitude de 3,5 na escala de Richter foi sentido na madrugada deste domingo nas ilhas do Pico e do Faial, nos Açores, divulgou o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo registou-se às 2h19 (3h19 em Lisboa), e teve epicentro cerca de 10 quilómetros a Norte de Santo António, na ilha do Pico.

O SRPCBA informou, num comunicado de imprensa, que o sismo foi sentido no Pico com intensidade máxima de IV na escala de Mercali – que indica um sismo com efeitos moderados, sentido como se fosse um veículo pesado a passar, com os vidros e loiças a tilintar.

Em declarações ao PÚBLICO, a responsável de serviço do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, Irene Mealha, adiantou que o abalo foi sobretudo sentido nos concelhos de São Roque e Madalena, no Pico, mas que até ao momento não há registo de danos ou de réplicas. Segundo a mesma responsável, a Protecção Civil também não recebeu nenhum contacto por parte da população em relação ao sismo.

Ainda assim, Irene Mealha insiste que nestes casos há regras gerais que devem sempre ser seguidas, como agir sempre com tranquilidade e manter distância de estantes e outros objectos pesados que não estejam fixos. Para quem está no exterior, afastar-se dos edifícios é um dos principais cuidados a ter.

Já antes a Protecção Civil tinha recomendado que as pessoas não acendam fósforos ou isqueiros e que cortem de imediato o gás, a electricidade e a água, sugerindo que abandonem a casa se ela não oferecer segurança e que tenham cuidado com vidros partidos, cabos de electricidade e objectos metálicos. Em locais públicos, a população não se deve precipitar para as saídas, nem utilizar os elevadores e deve afastar-se de praias e zonas ribeirinhas.