Foi da firma de advogados de J. K. Rowling que escapou o segredo do seu pseudónimo

Afinal não foi um truque de marketing da editora de J. K. Rowling para fazer com que o thriller The Cuckoo’s Calling vendesse mais.

Foto
J.K. Rowling no lançamento do romance Morte Súbita REUTERS/Carlo Allegri

Poucos dias depois de se saber que Robert Galbraith é afinal o pseudónimo de J. K. Rowling, a autora Harry Potter, que quis escrever um policial sem que se soubesse que era dela, descobriu-se que o segredo da identidade foi revelado ao jornal britânico The Sunday Times por uma mulher que tinha contactos na firma de advogados da escritora britânica.

Chris Gossage, um dos sócios da empresa britânica de advogados Russells contou numa conversa confidencial à melhor amiga da sua mulher, Judith Callegari, qual era a verdadeira identidade de Robert Galbraith. E, por isso, foi ela que enviou através da sua conta no Twitter (@JudeCallegari), que entretanto foi apagada, a informação para o Twitter de uma jornalista do The Sunday Times depois de esta ter referido o livro num dos seus tweets.

Quando descobriu como aconteceu a fuga de informação, a firma de advogados Russells contactou o agente de J. K. Rowling. A autora disse estar desiludida com a empresa que lhe tinha prometido confidencialidade. “Um pequeno número de pessoas conhecia o meu pseudónimo e não foi agradável saber que uma mulher de quem nunca tinha ouvido falar até domingo à noite descobriu o que muitos dos meus melhores amigos não sabiam”, disse a escritora e foi agora revelado pela BBC.

A empresa de advogados assumiu o erro e emitiu um pedido de desculpas garantindo que a revelação da verdadeira identidade de Robert Galbraith foi totalmente acidental. “Confirmamos que esta fuga de informação não foi parte de qualquer plano de marketing e que nem J. K. Rowling, nem o seu agente ou editor estiveram envolvidos”, disse a Russells segundo o The Guardian.

A revelação feita no domingo passado pelo The Sunday Times fez disparar as vendas de The Cuckoo’s Calling (O Apelo do Cuco), publicado em Abril. Até à notícia de que J. K. Rowling é Robert Galbraith o livro tinha vendido 1500 exemplares em Inglaterra, onde foi publicado. A revelação fez o livro subir mais de cinco mil lugares no top de vendas da livraria online Amazon e os editores já deram ordem de impressão de mais 140.000 cópias.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar