Receitas para a vida: mesa cheia com paella!

A sugestão é ideal para uma mesa cheia de pessoas, com fome de companhia e de um belo repasto, mas económico

Foto
Gabriel GM/Flickr

Bons amigos quem os tem? Muitos... poucos... não interessa. Quem está, está! Quem não está, estivesse! A próxima sugestão é ideal para uma mesa cheia de pessoas, com fome de companhia e de um belo repasto. Com camarões (poucos, porque já são um luxo) e frango (mais acessível às carteiras vazias) à mistura para completar o prato.

Receita: paella "aperta o cinto" (serve seis pessoas)

Ingredientes: 100 gramas de chouriço; dois peitos de frango; três dentes de alho; duas cebolas; salsa q.b do quintal da vizinha; um colher de sopa de paprica; 10 camarões; 300 gramas de arroz; 150 gramas de ervilhas; azeite q.b; 400 ml de água; 225 ml de vinho branco; uma colher de sopa de açafrão; um limão aos quartos e um pimento verde para decorar; sal e pimenta a gosto

Mãos à obra: recomendo a execução da receita num "wok" para quem tiver, ou então uma panela baixa e bem larga. Os bifes de frango são para cortar aos cubos (pequenos para render bastante) sendo depois alourados num fio de azeite acompanhados do chouriço às rodelas finas. Assim que o frango estiver bem colorido junta-se os alho e as cebolas picados. Entra agora as especiarias (a paprica e o açafrão) que são boas alternativas para redução do sal, conferindo sabores únicos aos nossos pratos. Refrescar com 150ml de vinho reservando o restante e deixar ferver. Adicionar o arroz, as ervilhas e a água. Assim que ferver temperar com sal e pimenta a gosto, baixar a temperatura e deixar cozinhar tapado cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Altura ideal para decorar a mesa de refeição, umas velas sem aroma são ideais para reconfortar o ambiente e encantar os convidados. Voltando à cozinha e nos últimos minutos do cozimento do arroz, é altura de saltear os camarões colocando um fio de azeite numa frigideira, os camarões, o restante vinho deixando cozinhar cerca de cinco minutos até ficarem rosados. Retifique a cozedura do arroz e decore com os camarões, o pimento às tiras, o limão aos quartos e finalize com o aroma da salsa picada.

Sugestão: espremer umas gotas de limão sobre o arroz.

Sugerir correcção
Comentar