Nacho Doce/Reuters
Foto
Nacho Doce/Reuters

Brasil à procura de profissionais estrangeiros qualificados

Governo brasileiro entende que aumentar o número de trabalhadores estrangeiros qualificados no Brasil vai eliminar o vazio de mão-de-obra

O Brasil quer estimular a chegada de profissionais estrangeiros qualificados mediante a implementação de uma nova política migratória que contribua para eliminar as barreiras actuais, anunciou o Governo.


Num encontro na Federação de Indústrias do estado de São Paulo promovido pela Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, o secretário de Estado dos Assuntos Estratégicos da Presidência, Marcelo Néri, esteve reunido com empresários interessados em recrutar mão-de-obra especializada para território brasileiro.


O mesmo responsável apresentou a proposta governamental que pretende facilitar e incentivar a entrada de trabalhadores do exterior que está a ser discutida com os Ministérios da Justiça, Negócios Estrangeiros e Trabalho. “A ideia que temos é a de atrair talentos e pessoas altamente qualificadas para o Brasil”, garantiu.

Medidas facilitam imigração 

O governo brasileiro entende que aumentar o número de trabalhadores estrangeiros qualificados no Brasil irá proporcionar diversas vantagens como eliminar o vazio de mão-de-obra o que permite melhorar os níveis de produção e profissionalização além de facilitar a introdução de tecnologias e inovação.

Já este ano o Brasil deu início a uma série de medidas de ajustamento para facilitar a entrada e permanência de imigrantes, nomeadamente com autorização para trabalharem dos estudantes de pós-graduação.

Marcelo Néri disse ainda que nos últimos anos tem aumentado o número de trabalhadores estrangeiros no Brasil e que governos como os de Portugal e Espanha estão disponíveis para enviar talentos para o país permitindo assim que continuem o seu desenvolvimento profissional.