Ilustração de Susana Carvalhinhos
Foto
Ilustração de Susana Carvalhinhos

A aventura de dois portuenses nas Festas de Lisboa

O jornalista Ricardo Jorge Pinto e a fotógrafa Rita Burmester vão percorrer as vielas de Lisboa no dia 12 de Junho. E narrar a experiência no blogue "A Primeira Vez com Santo António". O P3 associou-se à aventura

Esta é a primeira vez deles com Santo António. A Rita Burmester e o Ricardo Jorge Pinto são dois tripeiros que nunca tinham experimentado o sabor da mais popular festa lisboeta. E eles confessam-se preocupados: estarão a trair o Santo João? Quarta-feira, o Santo António ainda lhes atenderá o telefone? Se ainda não estão chocados, saibam que isto será um "ménage à trois" e uma descarada operação de "voyeurismo", porque a Rita leva a sua câmara fotográfica, o Ricardo leva o bloco de notas. E prometem revelar tudo aqui e em tempo real.


Ao longo de uma longa noite, a Rita e o Ricardo vão percorrer as vielas mais castiças de Lisboa, espreitar nos pátios mais recônditos, deixar-se arrastar pelo mar de gente que desfila pelas ruas da capital. Eles prometem não fazer comparações com a noite de São João: deixaram o sotaque em casa e querem apenas experimentar as alegrias e os dissabores de quem se entrega a uma noite de folia.


A Rita Burmester é fotógrafa profissional. O Ricardo Jorge Pinto é jornalista. Mas, nesta noite, eles serão dois curiosos principiantes na arte de viver a festa de Santo António. Através do blogue “A Primeira Vez com Santo António”, a Rita e o Ricardo vão levar-vos por entre a multidão que se aperta, com o cheiro das sardinhas assadas, com a música dos bailes improvisados, com os risos dos foliões descontraídos, com a ansiedade dos enamorados perdidos. E, no dia seguinte, o P3 publica o resumo da festa. Com direito a fotogaleria e reportagem. 


Sigam esta aventura, minuto a minuto. Sem filtros, nem preconceitos. Afinal é apenas uma festa, relatada pelo olhar e pelas palavras de quem nunca antes a tinha vivido.