Comemorações do Dia de Portugal começam em Elvas

Neste domingo iniciam-se as cerimónias que marcam o 10 de Junho.

Foto
Cavaco Silva Adriano Miranda

As comemorações do 10 de Junho iniciam-se neste domingo, em Elvas, com um programa que começa com a tradicional cerimónia do içar da bandeira e termina com um jantar oferecido pelo Presidente da República.

O primeiro ponto do programa das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano decorrem em Elvas, está agendado para as 10h30, com a cerimónia militar do içar da bandeira e guarda de honra militar, na Praça da República.

Depois, e após uma breve cerimónia de descerramento da placa comemorativa da visita do chefe de Estado à cidade de Elvas, irá realizar-se a sessão solene de boas vindas da câmara de Elvas, no cine-teatro da cidade, que contará com intervenções do Presidente da República e do presidente da autarquia.

Ainda antes do almoço, Cavaco Silva irá descerrar no Castelo de Elvas a placa que assinala a inscrição da cidade na lista do património mundial da UNESCO.

O almoço irá decorrer na Casa da Cultura de Elvas e reunirá personalidades que se distinguiram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas actividades profissionais.

À tarde, o programa das comemorações do 10 de Junho é retomado às 15h00, com a inauguração da exposição "Fortificação do Território - A Defesa e Segurança de Portugal nos séculos XVII a XIX", no Paiol de Nossa Senhora da Conceição.

Já ao final da tarde, o chefe de Estado irá visitar o local onde se realizam as actividades militares complementares, no Parque do Viaduto, descerrando, de seguida, a placa toponímica da nova "Avenida do Dia de Portugal".

O primeiro dia das comemorações oficiais do 10 de Junho termina com a habitual sessão de apresentação de cumprimentos do corpo diplomático, no Museu de Arte Contemporânea, e com um jantar oferecido pelo Presidente da República por ocasião das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, num hotel de Elvas.

Sugerir correcção
Comentar